De olho em eliminar as entregas não efetuadas por falta de pessoas para receber pacotes, a Amazon testará uma nova solução. A gigante do e-commerce firmou um acordo com as empresas August e Garageio, especializadas em trancas inteligentes para residências, para fazer as entregas dentro das casas dos compradores.
Segundo fontes próximas à Amazon, as primeiras entregas-teste já estão em andamento em Seattle, cidade-natal da companhia de Jeff Bezos. De acordo com as fontes, o processo é simples: o comprador pode escolher a modalidade de entrega dentro de casa, permitindo o entregador a acessar a residência por uma porta controlada pelo software da August ou uma garagem aberta pelo app da Garageio – no caso da Garageio, o acesso fica restrito apenas à garagem, mantendo o restante da casa fechada.
No processo de entrega, o courier pode usar uma chave eletrônica de acesso através de seu dispositivo móvel, deixando os pacotes de forma segura dentro da casa do consumidor.
O sistema é novo para e-commerce, mas não é algo inédito para a August e Garageio. No ano passado, as duas companhias já desenvolveram sistemas de acesso com chaves de tempo limitado para terceiros como empregadas, personal trainers e dog walkers.
Para a Amazon, a adoção deste tipo de entrega poderá ter impactos significativos nos custos de entrega, evitando o uso de embalagens mais caras em casos em que os pacotes são deixados nas portas das casas.
Ainda assim, a novidade gera também uma preocupação para os usuários, já que ela envolve dar o acesso à estranhos para dependências de suas casas. A Amazon não deu detalhes se a novidade será lançada amplamente ou ficará nos testes, por enquanto.