A Amazon desde sua fundação vem demonstrando capacidade de inovação, desenvolvimento de novos negócios, capacidade de reinventar-se, cultura de serviço e obsessão por reduzir atrito e melhorar a vida das pessoas por meio de uso inteligente de tecnologia.
Há algum tempo a grande fronteira da empresa vem sendo o varejo alimentar. Seguidas inovações foram implantadas: o site de venda de alimentos Amazon Fresh, o modelo de assinatura “Prime” com extensão para alimentos, o sistema de simplificação de compras Dash, os botões para reposição de produtos de compras recorrentes Dash Button; mais recentemente, o minimercado sem atrito Amazon Go (sem filas, sem caixa, sem escaneamento de produtos) e os pontos de entrega de compras Amazon Fresh Pickup.
O crescimento da Amazon no mercado alimentar vem desafiando o setor supermercadista e, principalmente no mercado norte-americano, o Walmart.
O modelo de venda online de alimentos possui elevados custo e complexidade operacionais, é pouco escalável e raramente torna-se lucrativo.
O anúncio da aquisição do Whole Foods por parte da Amazon redefine a concorrência no varejo alimentar nos EUA. A empresa passa a ter escala, capilaridade, marca diferenciada, base de clientes, rede estabelecida e capacidade operacional. Sinaliza também uma aceleração na sua estratégia de entrada no varejo físico, que vinha ocorrendo timidamente com abertura de livrarias Amazon Books. O mercado levará algum tempo para digerir e interpretar o movimento e tentar preparar-se para novas investidas que poderão vir.
A Amazon pode revitalizar a Whole Foods, que vem apresentando resultados declinantes e dificuldades em confrontar a crescente competição de varejistas tradicionais em alimentos saudáveis, orgânicos e sustentáveis. A empresa será um grande laboratório para digitalização de cultura e modelo do maior e mais atrasado segmento do varejo global em se tratando de transformação digital.
O Walmart iniciou recentemente movimento de aquisições de empresas de ecommerce, sendo a mais importante a da Jet.com, mudando seu modelo de investimento e expansão de negócios no mundo digital. A Amazon decidiu entrar definitivamente no mundo do varejo físico. A transformação digital do varejo e a consolidação de modelos de negócio integrados terão um grande impulso nos próximos anos.
Fonte: O Negócio do Varejo