O varejo norte-americano apresenta mais uma iniciativa inspiradora para o mercado farmacêutico brasileiro. Com 410 lojas nos estados de Indiana, Maryland, Ohio, Pensilvânia e Virgínia Ocidental, a Giant Eagle é a primeira rede de farmácias do mundo a aderir à nova ferramenta da Amazon, que utiliza o assistente de voz Alexa para orientar os clientes sobre o consumo de medicamentos.
Com a skill – nome dado às plataformas integradas ao Alexa –, os pacientes poderão aproveitar a tecnologia de voz para gerenciar suas prescrições, programar uma agenda de ingestão dos medicamentos e configurar alarmes para lembrá-lo dos horários. Os clientes da rede já têm acesso ao recurso, bastando ativar a opção Giant Eagle Pharmacy e vinculá-lo com a conta pessoal da Amazon Alexa. Para utilizar o serviço, é possível fazer perguntas como Alexa, qual medicação devo tomar agora?
O sistema está diretamente conectado à farmácia de preferência do usuário, o que lhe permite, inclusive, solicitar uma cópia da receita, a renovação da prescrição e a reposição de remédios de uso contínuo. Para isso, a Giant Eagle firmou uma parceria com a empresa de gerenciamento clínico Omnicell. “A cooperação com a Amazon reforça nosso propósito de aprimorar cada vez mais a experiência de atendimento do cliente, com a conveniência de administrar sua medicação em casa”, argumenta Jim Tsipakis, vice-presidente de farmácias da rede.
De modo a proteger a privacidade dos pacientes, os registros da interação com a skill são editados e os usuários podem excluir as informações a qualquer momento. Embora não haja previsão de implantação da ferramenta no Brasil, a Amazon antecipa que está aberta a novas possibilidades de parceria.
Fonte: Panorama Farmacêutico