Movimento ocorre em meio ao acirramento da disputa dos marketplaces no país; Magazine Luiza iniciou em maio, pelo Nordeste, campanha voltada a pequenos negócios
Por Luciana Marinelli
A Amazon está ampliando o alcance de seus serviços a vendedores parceiros, antes concentrados no Estado de São Paulo, e lançando uma campanha de incentivo aos lojistas, em meio ao acirramento da competição entre os marketplaces que operam no Brasil.
No mês passado, o Magazine Luiza iniciou uma campanha pelo Nordeste para atrair pequenos negócios para a sua plataforma. Ao mesmo tempo, o crescimento de marketplaces asiáticos no país, como a chinesa Shopee, aumentam a disputa por lojistas, para ampliar a receita com serviços digitais e de logística, além de expandir e diversificar a oferta de produtos ao consumidor.
O anúncio de hoje da Amazon prevê a ampliação do serviço de “fullfilment”, antes restrito ao Estado de São Paulo, para vendedores parceiros no Rio de Janeiro e no Paraná. Trata-se de um pacote de serviços que inclui armazenamento de produtos nos centros de distribuição da Amazon, empacotamento, envio e atendimento ao cliente. A companhia tem 12 centros de distribuição no país.
Vendedores de outros Estados ainda não contarão com o pacote completo, mas poderão contratar o serviço de entrega de produtos. O “Delivery by Amazon” foi lançado em outubro de 2021, para parceiros no mercado paulista, e agora fica disponível também no Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Bahia e Mato Grosso.
“A Amazon investe nas pequenas e médias empresas de vendedores parceiros e ajuda esses empresários a alcançarem mais clientes”, afirmou Ricardo Garrido, diretor da loja de vendedores parceiros da Amazon, em comunicado.
A empresa anunciou hoje, ainda, a abertura do programa de vendas internacionais, que antes estava restrito a vendedores convidados. Outra iniciativa é o lançamento da ferramenta “indique e ganhe”, que a partir deste mês, vai recompensar com até R$ 200 o parceiro que indicar outro vendedor para a plataforma.
Fonte: Valor Econômico