Um ano após chegarem às gôndolas e chacoalharem o mercado, os produtos plant-based, alimentos que tradicionalmente simulam o sabor e a textura de opções de consumo de origem animal (como carnes e maionese), mas são produzidos totalmente à base de ingredientes vegetais, se consolidaram como uma alternativa no cardápio do consumidor brasileiro.
Nas lojas do Extra e Pão de Açúcar, as duas redes varejistas do segmento alimentar que entraram e ofereceram de maneira pioneira as marcas com os primeiros lançamentos de itens “plant-based”, as vendas dessa categoria de produtos cresceram a uma média constante acima de 150% desde a segunda quinzena de maio de 2019, data em que teve início a venda do primeiro hambúrguer feito de plantas – significando uma comercialização que quase triplicava a cada mês. Especificamente na linha de hambúrgueres, os produtos feitos com ingredientes à base de plantas consolidaram uma representação de 1/3 da venda bruta total dos hambúrgueres congelados comercializados nacionalmente nas lojas das redes.
Os números refletem uma tendência já percebida pelo mercado nacional, em que 27% dos brasileiros dizem estar reduzindo o consumo de carne, segundo o Kantar Worldpanel, e apontam pela busca crescente por alternativas ao consumo de produtos que contenham ingredientes de origem animal. “O lançamento dos produtos plant-based foi um dos projetos de maior sucesso que implantamos no ano passado, chacoalhou o mercado e criou uma categoria completamente nova. A demanda dos consumidores é crescente e reflete o movimento de pessoas que buscam adotar hábitos mais equilibrados em suas dietas e, também, uma alternativa e a substituição de produtos produzidos a partir da proteína animal”, analisa André Artin, Gerente de Desenvolvimento Comercial do Extra e Pão de Açúcar.
Inicialmente com uma única opção de hambúrguer feito à base de plantas, hoje já é possível encontrar nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar uma lista com, pelo menos, dez opções. São “hambúrgueres bovinos”, “tiras de frango”, “carne moída”, “linguiça”, entre outras opções. Para até o fim do primeiro semestre deste ano, a quantidade deve chegar a 20 itens e alcançar um sortimento cada vez mais variado. Em razão do sucesso da venda desses produtos, o Extra e o Pão de Açúcar criaram em lojas selecionadas um espaço próprio nos freezers dos itens congelados, chamado “Feito de Plantas”, que reúne apenas o mix de itens “plant-based” do segmento, facilitando assim que os consumidores encontrem esses produtos e tenham a visão completa do que as lojas oferecem.
Fonte: GPA