No total, foram realizados 370 mil pedidos pela internet de itens de supermercado com tíquete médio de R$ 209,89, movimentando mais de R$ 77 milhões
Por Redação
Levantamento da Linx, líder em tecnologia para o varejo a partir de informações da vertical Mercadapp, mostra que no primeiro semestre do ano foram realizados 370 mil pedidos online de itens de supermercado, totalizando R$ 77,6 milhões de receita e tíquete médio de R$ 209,89. A categoria de hortifruti foi o destaque do período, já que 9 entre os 10 produtos mais comprados são de frutas ou legumes.
Na comparação com os seis primeiros meses de 2021 foi registrado uma pequena queda, com recuo da receita de 2,7%, o tíquete médio caiu 1,7% e o número de pedidos, foi 0,9% menor. Considerando a volta dos clientes para os estabelecimentos físicos e questões econômicas externas, como a inflação, o resultado ainda é considerado positivo.
“Pudemos constatar que, mesmo com o aquecimento dos supermercados de rua, o brasileiro já se habituou com a digitalização de alguns processos, inclusive na hora de fazer compras de mercado, optando pelo online. Nosso objetivo é otimizar a plataforma cada vez mais, para que mais estabelecimentos possam usufruir de uma tecnologia que traz benefícios tanto para o negócio quanto para o consumidor, que quer escolher em qual canal compra”, avalia Larissa Lima, gerente de operações de Mercadapp na Linx.
Os 10 produtos mais pedidos foram: banana prata (489.008 pedidos), batata inglesa (324.311 pedidos), laranja pera (297.903 pedidos), cebola (287.122 pedidos), cenoura, (209.169 pedidos), limão taiti (208.169 pedidos), laranja lima (162.823 pedidos), maçã nacional (162.520 pedidos), tomate (140.228 pedidos) e cerveja long neck (115.058 pedidos).
Já o maior tíquete médio entre as essas categorias, foi o de açougue, com R$ 15,60, seguindo em linha com as recentes altas no preço das carnes em geral. Porém, o valor pode indicar que os consumidores estão colocando no carrinho virtual opções mais acessíveis entre os produtos de açougue disponíveis.
De acordo com a executiva, é consenso que o comportamento do cliente irá permear entre o físico e o online. O que antes era apenas uma alternativa para driblar o risco de sair de casa na pandemia, agora é uma opção corriqueira para quem quer mais conveniência e agilidade na hora de fazer as compras da semana, da quinzena e até do mês.
Ela ressalta ainda que o varejista de supermercado está de olho nas tendências e apostando no e-commerce próprio para alavancar as vendas e expandir a carteira de clientes. “Atualmente, temos clientes em 20 estados brasileiros, totalizando mais de 230 negócios utilizando a plataforma Mercadapp”, revela.
Fonte: SA Varejo