Por Isis Brum | O open house aconteceu alguns dias antes da grande inauguração, mas o convite feito à imprensa para conhecer a AliHouse marca o início da campanha agressiva que a AliExpress prepara para o melhor dia de vendas da gigante chinesa do e-commerce, o Dia dos Solteiros, comemorado naquele país em 11 de novembro. A proposta é aproximar o consumidor da plataforma por meio de novas estratégias no digital, as quais incluem a garantia de mais de R$ 13 milhões em descontos e parcerias com influenciadores, desde os já reconhecidos aos pequenos vendedores e afiliados que querem uma oportunidade de crescer.
A casa está localizada em um condomínio de alto padrão em Alphaville, entre as cidades de Barueri e Santana do Parnaíba, a cerca de 44 quilômetros da capital paulista. Com exceção da mobília, todos os itens usados na decoração da casa estão disponíveis no marketpace a partir da porta de entrada, que se abre para uma sala aconchegante e moderna – onde se destaca o nome da empresa em um luminoso – integrada à sala de estar e ao quintal, que recebeu um ar de área de descanso. A cozinha também fica no térreo e separada dos ambientes por uma porta. O andar superior possui três cômodos, sendo uma suíte e dois quartos.
Até aqui, tudo parece ser bastante comum e esta é, de fato, parte da proposta da campanha da AliExpress. A casa é o símbolo da intimidade de uma pessoa e dos seus vínculos mais profundos. Nessa perspectiva, a AliHouse é um convite para o consumidor fazer parte da família Ali e com todos os seus membros trocar experiências de compra e consumo e fechar bons negócios.
A parceria feita com 100 aliexperts – influenciadores e consumidores – promoverá a familiaridade que o ambiente deseja transmitir, pois a outra parte da iniciativa consiste em tornar a AliHouse um hub de conteúdo. Durante um ano, haverá transmissões ao vivo e gravadas “na casa mais comprável do Brasil”. Tudo o que for mostrado pelos parceiros poderá ser adquirido em apenas um clique.
No dia do grande evento, em 11.11, a atriz Fernanda Souza e a cantora Simone Mendes comandarão a live, que terá início às 19 horas. A transmissão será feita no aplicativo da Ali, nas redes sociais dos convidados e, pela primeira vez, em um telão na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e em um abrigo de ônibus, em São Paulo. O grupo de influenciadores também estará presente, mostrando “achadinhos”, como funcionam e para que servem, além de participarem de algumas dinâmicas. Haverá uma câmera em primeira pessoa para que a audiência se sinta parte de todo evento. As interações com o público serão lideradas pelas anfitriãs.
Cada cômodo da casa foi pensado para desenvolver conteúdos das categorias que mais se destacam no site ou no app, como o comércio de eletrônicos. No piso superior, um dos quartos foi gameficado para receber um especialista em jogos.
Luzes de led deixam o ambiente com um tom azulado, enquanto, no teto, pontos amarelados brilham como estrelas. No quarto beauty, prevalece o rosa suave combinado à cor branca. O cômodo destina-se à produção de conteúdos voltados para cabelo e maquiagem. Na suíte, o banheiro ganha especial atenção com a bancada repleta de produtos de maquiagem e cuidado pessoal voltados para o público feminino. Mas também existem opções para os homens, como aparadores de cabelo.
A cozinha poderá comportar especialistas em culinária que, ao desenvolverem um prato, por exemplo, poderão compartilhar com a audiência louças e aparelhos utilizados desde o preparo da receita até a mesa posta.
Para melhorar a experiência do consumidor, a plataforma aperfeiçoou algumas ferramentas do seu aplicativo que já permitem a compra direta das lives shops sem precisar sair da página. Na China, as vendas realizadas por meio de lives representam 10% do e-commerce, segundo Briza Bueno, diretora da AliExpress no Brasil. Por lá, já foram vendidos apartamentos e até mesmo uma passagem para uma viagem de foguete por alguns milhões de dólares. A percepção da executiva é a de que há muito para negócios no digital em nosso país, explorando, principalmente, as vendas ao vivo, que falam diretamente com quem tem interesse na compra.
Por fim, e não menos importante no que tange ao pacote de ações estratégicas da empresa, está a redução do tempo de espera da compra para até 10 dias. Atualmente, o prazo de entrega, a depender da região, varia de 12 a 14 dias.
Fonte: M&C