Diante da pandemia mundial o comércio eletrônico está sendo utilizado por milhares de pessoas todos os dias, desde compras dentro do país à mercadorias importadas de outros continentes. Pensando nisso, o AliExpress, está lançando um serviço que permite que os produtos comprados de fornecedores diferentes sejam reunidos e enviados em um único pacote, coisa que antes não acontecia no Brasil.
Como funciona?
Por se tratar de um marketplace, as peças solicitadas em lojas diferentes eram enviadas separadas e com datas de entrega distintas. Chamado de AliExpress Direct, o novo recurso foi desenvolvido para facilitar as compras dos consumidores brasileiros ao longo do isolamento social. Desta forma, há um contato menor com entregadores e uma entrega mais prática.
Para solicitar o Direct, basta escolher a opção na hora de finalizar uma compra. É necessário pagar uma taxa de US$ 3 (cerca de 14 reais). No entanto, caso preço final da compra seja igual ou superior a US$ 30 (R$ 140) a taxa será gratuita para os clientes.
Mais novidades
A empresa chinesa também está disponibilizando as opções de “devolução gratuita” e o “pagamento parcelado” para o comprador. A partir de agora os consumidores podem devolver um produto dentro de 15 dias após o recebimento, sem precisar pagar a taxa de devolução e solicitar reembolso.
Já as novas formas de pagamento envolvem uma política de parcelamento com cartões de crédito emitidos no Brasil, onde é possível parcelar as compras em até seis vezes isento de juros. Liberada no começo do mês, a alternativa já está sendo adotada em mais de 15% das transações nacionais.
Efeito coronavírus
Outra questão que vem influenciando as inovações dentro da companhia é o movimento causado pela pandemia nos últimos meses. Segundo uma pesquisa divulgada no começo de abril, a AliExpress registrou um aumento de 200% nas vendas de produtos de higiene pessoal; e de 500% nas máscaras protetoras, cerca de três vezes mais em relação a fevereiro.
Em nota, Ken Huang, líder do AliExpress para a América Latina, disse que desde que o coronavírus se espalhou pelo mundo, a empresa está buscando realizar suas entregas de forma eficiente e segura, e que por isso adotou cuidados redobrados em relação a higienização e protocolos de segurança.
Fonte: Consumidor Moderno