A Amazon deve tomar cuidado, já que a gigante chinesa de e-commerce Alibaba está de olho na posição dela no ocidente. Ela é dona do AliExpress, aplicativo que já é o quinto com maior número de usuários ativos mensais no Reino Unido, Austrália, França e Alemanha. Eles também estão investindo pesado em mercados emergentes como Brasil, Rússia, Índia e Turquia.
A empresa que obteve um crescimento de 80% de 2016 a 2017 e seu número de downloads nos Estados Unidos foi de 28 milhões a 80 milhões no mesmo período, contanto tanto usuários de Google Play e iOS. E já é considerado o quarto melhor app de compras digitais ficando atrás do Amazon Prime Now, Amazon e Wish & Etsy.
Apesar da competitividade entre Amazon e AliExpress, o número de usuários da gigante americana somente nos EUA é 9 vezes maior que a segunda colocada Wish e continua atraindo mensalmente usuários e mantendo uma taxa de crescimento de 35%. Mas isso não impede o que empresas observem a ascensão do Alibaba com cuidado.
As companhias de marketing estão de olho e já planejam parcerias com a empresa. No mês passado a WPP GroupM se associou o Alibaba para identificar potenciais clientes em um estágio inicial de uma campanha publicitária.
O grande ataque do AliExpress estar por vir com a BlackFriday nos EUA que ocorrerá no dia 24 de novembro. O Alibaba investe pesado no mercado do varejo que movimenta no mundo cerca de dezenas de trilhões de dólares anualmente.
Fonte: Startse