Novembro deve ganhar mais uma data comemorativa importada – direcionada totalmente para o consumo. No dia 11/11, exatos 15 dias antes da Black Friday, que neste ano acontece no dia 29/11, o AliExpress quer comemorar o Dia dos Solteiros chinês, conhecido como Double 11.
Ken Huang, head do AliExpress para a América Latina, garantiu que a empresa está empenhada em praticar os menores valores do ano na data – até menores do que os que serão oferecidos na Black Friday.
O marketplace começou a celebrar o Double 11 em 2009, quando teve um faturamento de US$ 7 milhões. Em 2018, menos de dez anos depois, o valor saltou para US$ 30 bilhões.
Atualmente, o AliExpress atua em mais de 200 países. O Brasil é o quinto maior mercado consumidor na plataforma, atrás apenas da Rússia, Espanha, França e Polônia. Huang diz que a participação do país voltou a crescer em 2018, depois de uma queda motivada pela recessão econômica. A empresa começou a vender para os brasileiros em 2013. “Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e temos certeza de que [o consumo] vai voltar a crescer o quanto antes”, disse.
Envelopes vermelhos darão descontos adicionais
O Dia dos Solteiros tem como objetivo fazer com que as pessoas comprem presentes para si mesmas. Como tradição, as pessoas presenteiam umas às outras com dinheiro dentro de envelopes vermelhos. A estratégia da AliExpress no Brasil seguirá essa tendência: serão distribuídos envelopes virtuais (Red Packets) na própria plataforma com descontos de até 70%.
Nessa ferramenta, serão disponibilizados globalmente US$ 300 milhões em descontos. Para assegurar a participação de todos os países, eles vão a circular das 4h da manhã do dia 11 de novembro até às 3h59 do dia 13 (horário de Brasília). “Como é a primeira vez que o Brasil participará, não temos ideia do que esperar em faturamento, mas trabalharemos com mídia e influenciadores para ter o máximo de adesão possível”.
Compras podem chegar depois do Natal
A empresa divide os consumidores brasileiros em três perfis: homens costumam comprar mais telefones celulares e games; mulheres buscam por maquiagem e produtos de beleza e famílias navegam mais pelas categorias de “mães e crianças” e brinquedos.
No entanto, todos eles passam pelo mesmo problema: a demora na entrega dos produtos. Huang diz que a empresa não tem planos de abrir um centro de destruição local por enquanto, mas que coloca à disposição dos consumidores opções de entrega que vão das mais ágeis – e mais caras –, às mais demoradas – e mais baratas.
Fonte: PEGN