O AliExpress, site de varejo do grupo chinês Alibaba, lançou no país o AliExpress Premium Shipping, para reduzir pela metade o prazo de entrega no Brasil. O anúncio foi feito pelo grupo na tarde desta quinta-feira (16). A empresa informa que o prazo deve passar de até dois meses (30 a 60 dias), para até um mês (de 22 a 28 dias).
É o primeiro movimento mais claro da empresa de redução de prazos no Brasil nos últimos anos e ocorre depois que a B2W iniciou suas operações de venda em seus sites de produtos de lojistas chineses e americanos.
A companhia diz que a iniciativa conta com apoio do braço chinês de logística do Alibaba, Cainiao Network. A Cainiao foi lançada em 2013 pelo grupo e é uma das empresas “unicórnio” (que valem mais de US$ 1 bilhão) de maior valor na China.
“O progresso do envio Premium é totalmente rastreável e proporcionará aos usuários uma economia de até 59% no custo de envio”, informa a empresa.
O Alibaba é a maior plataforma de marketplace da Ásia e uma das maiores do mundo, ao lado da Amazon. O AliExpress está presente em cerca de 220 países e, no Brasil, está entre os três maiores “marketplaces” (site de venda de itens de diferentes lojistas), segundo pesquisas de consultorias que analisam tráfego de consumidores brasileiros em sites de varejo.
No comunicado, o Alibaba diz que “o Brasil é um dos mercados mais importantes para o AliExpress devido ao enorme setor de varejo do país […] e pelo forte crescimento do comércio eletrônico”.
A empresa informa ainda que as categorias mais populares entre os usuários do Brasil são acessórios de telefonia móvel, relógios, eletrônicos e brinquedos.
Neste momento, o Alibaba disputa o mercado de marketplace no país com Mercado Livre e B2W (Americanas, Submarino).
Há cerca de dois meses, o Valor antecipou que a B2W começaria a testar no país um braço online de venda de itens de lojistas americanos e chineses. A nova operação da B2W foi confirmada e começou a funcionar semanas atrás.
Fonte: Valor Econômico