O grupo Alibaba está a apostar forte na digitalização do processo de compra no ponto de venda, tendo vindo a introduzir o seu conceito de New Retail na cadeia de supermercados Hema, de que é proprietário. A companhia chinesa abriu já 20 lojas em Beijing com este conceito, estando nos seus planos abrir mais 20 espaços comerciais até final de 2018.
Nesta cadeia de distribuição, os consumidores podem utilizar uma aplicação móvel que lhes permite obter a informação de cada produto, sendo ainda possível efetuar a compra online.
A aplicação armazena dados e, através do seu processamento, fornece sugestões de compra sempre que cada cliente visita um dos supermercados da cadeia de lojas.
O conceito que a Alibaba introduziu no mercado retalhista permite ainda aos clientes pedir a entrega dos produtos no domicílio. Porém, os produtos são apenas entregues aos clientes que vivam num raio de três quilómetros da respetiva loja.
Esta estratégia do grupo Alibaba segue uma tendência dos retalhistas online, que passa pela entrada e reforço da sua atividade no comércio offline, oferecendo uma experiência combinada de compra online e offline.
O racional desta estratégia baseia-se no facto de grande parte das vendas serem ainda realizadas em espaços físicos. De acordo com o Boston Consulting Group, 85% das vendas são efetuadas em lojas físicas.
Fonte: Hipersuper