O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba concluiu o “Dia do Solteiro” totalizando 120,74 bilhões de iuanes (US$ 17,78 bilhões) em vendas, alcançando assim um novo recorde.
“Neste festival mundial das compras, podemos ver todo o potencial do mercado de consumo na China. Estamos muito, muito contentes com os resultados”, disse hoje, em entrevista coletiva, o fundador do Alibaba, Jack Ma, na cidade de Shenzhen, onde a empresa informava os resultados das transações registradas em suas plataformas em tempo real.
No ano passado, a companhia movimentou no “Dia do Solteiro”, 91,20 bilhões de iuanes (US$ 14,30 bilhões).
Na edição deste ano, Alibaba conseguiu bater essa marca 12 horas depois do início da jornada de descontos, criada em 2009 e hoje estabelecida como o maior dia de compras pela internet do mundo, superando “festas” como “Black Friday” e o Cyber Monday.
“Realmente os números são arrasadores, claramente refletem a grande demanda doméstica”, disse Ma, um dos homens mais ricos da China.
Os dados divulgados pela companhia mostram as vendas registradas em seus carros-chefe, as plataformas TMall.com e Taobao.com, mas também no Aliexpress, a versão internacional com a qual trabalha em países como o Brasil.
Enquanto nas lojas virtuais chinesas a jornada de descontos começou à meia-noite do dia 11 no horário local (2h em Brasília), no Aliexpress o “Dia do Solteiro” passou a valer às 16h (hora local, 6h em Brasília) e continuará até completar 24h de ofertas.
Após o dia frenético de compras, a tarefa agora e entregar os pacotes. Faltando um minuto para encerramento das vendas chinesas, o Alibaba registrava 655 milhões de pedidos.