Imagine a seguinte cena: sentado no seu carro, voltando para casa, você decide comprar uma camiseta nova do seu time preferido. Ou um pacote de papel higiênico para o banheiro. Em vez de pegar um celular, você conversa diretamente com o veículo: “Comprar papel higiênico online”.
Pode parecer cena de filme de ficção científica, mas cenas como essas devem começar a ser comuns ainda neste ano, pelo menos na China. Durante a CES 2019, em Las Vegas, Alibaba e BMW anunciaram uma parceria para distribuir o sistema de inteligência artificial da gigante do e-commerce – chamado de Tmall Genie – nos carros da marca de luxo.
Segundo Dieter May, vice-presidente sênior de Produtos e Serviços Digitais da BMW, a intenção é levar aos motoristas a mesma experiência de consumo e navegação digital encontrada em casa ou em lojas físicas para dentro do automóvel. As primeiras versões com o assistente devem sair no fim de 2019.
“Com a integração entre o Tmall Genie do Alibaba e a BMW na China, estamos adicionando um ecossistema digital que vai abrir as portas para novas possibilidades que os clientes podem acessar segura e rapidamente de dentro dos seus carros”, afirmou.
Entre as funcionalidades, estão a de fazer compras online, acessar e tocar playlists, ver a programação de cinema e conferir a previsão de tempo (especialmente nos destinos das viagens). Do ponto de vista da condução, o assistente virtual conseguirá checar se portas e vidros estão trancados, por exemplo, mesmo estando longe dos veículos.
Um levantamento feito pela Counterpoint Insights projetou um crescimento de 270% no mercado global de carros conectados até 2022. Segundo a pesquisa, devem ser mais de 125 milhões de automóveis do gênero produzidos no período, boa parte deles com destino para a China.
Fonte: E-Commerce Brasil