Em um dos vários telões instalados no Xixi Campus, como é chamada a sede do Grupo Alibaba em Hangzhou, na China, a contagem em tempo real anuncia: a gigante chinesa registrou RMB 268,4 bilhões (US$ 38,38 bilhões) em vendas nas 24 horas do Dia dos Solteiros (11/11). O montante supera os US$ 30,8 bilhões obtidos em 2018 e reflete, principalmente, os resultados das plataformas Taobao e Tmall, que atendem o mercado chinês com itens nacionais e importados.
A edição de 2019 celebra o 11º ano em que o grupo fundado por Jack Ma realiza seu grande evento de vendas, batizado de 11/11 Global Shopping Festival. A festa de lançamento, realizada em Xangai, chamou a atenção por ter presença de ícones internacionais como a cantora Taylor Swift. Segundo a companhia, 200 mil empresas de 78 países aderiram ao festival em suas plataformas.
Em termos de vendas, a data supera as americanas Black Friday e Cyber Monday. Ela inclui parcialmente as vendas do AliExpress, plataforma que atende mais de 200 países e regiões com produtos chineses e que tem o Brasil como 5º maior mercado. Isso porque a plataforma deu início à celebração 16 horas mais tarde, às 00h do horário padrão do Pacífico, e seguirá a promovendo ao longo de 48 horas.
Apesar da popular oferta de promoções, o intuito do grupo, como o próprio termo “festival” sugere, é tornar o evento menos uma data de preços mais baixos e mais uma ocasião de inovação e engajamento entre marcas e consumidores. Segundo a companhia, mais de 1 milhão de produtos foram lançados com foco na ocasião.
“A geração Z está movendo a engrenagem do consumo na China atualmente. Eles são um grupo aventureiro que quer novidades e não está satisfeito com os produtos comuns de marcas domésticas”, disse Chris Tung, diretor de marketing (CMO) do Grupo Alibaba, em uma entrevista coletiva na sede do grupo.
Para reforçar essa posição e conquistar ainda mais o público jovem, a gigante recorreu a um mercado que, segundo dados da Deloitte, gerou mais de US$ 4 bilhões em vendas na China em 2018: o de transmissões ao vivo. Foram instalados, na sede da empresa, seis salas temporárias para a gravação de vídeos de demonstração e avaliação de produtos. Eles foram estrelados por influenciadores digitais e hospedados nas páginas dos e-commerces. Por meio de inteligência artificial, os sites são capazes de identificar os objetivos e incluir links para a compra dos itens.
Outra novidade é uma grande operação para estimular a reciclagem dos pacotes em que as encomendas serão entregues. Após a data, a divisão de logística do grupo, Cainiao, disponibilizará 75 mil estações, próprias ou de parceiros, para que consumidores retornem suas embalagens.
“Não se tratam apenas de compras. Somos parte de um esforço que está liderando as transformações da economia digital e do modo como as pessoas consomem, produzem e se comportam”, disse Fan Jiang, presidente das divisões Tmall e Taobao, em um discurso na sede em Hangzhou.
Fonte: Época Negócios