No quarto trimestre, vendas nos empreendimentos do grupo ficaram em 86% no patamar de um ano antes; no terceiro trimestre, índice era de 69%
Por Adriana Mattos
O presidente da empresa de shopping centers Aliansce Sonae, Rafael Sales, disse nesta quinta-feira (11), em teleconferência com analistas, que a liberação do auxílio emergencial para a população em 2020 não teve efeito no consumo do setor de shoppings. No quarto trimestre, as vendas dos lojistas com pontos nos empreendimentos do grupo atingiram 86% do patamar de um ano antes — nove meses após o início da pandemia, em março de 2020. No terceiro trimestre, a taxa era de 69%.
Ele ainda afirmou a analistas que a companhia está dando mais “espaço” para os lojistas conseguirem reorganizar suas contas por meio de descontos ou parcelamentos de aluguel, mas não informou se a empresa irá isentar lojistas que operam em shoppings, hoje, fechados.
“Alguns lojistas estão com custo de ocupação adequado, outros, com custo mais elevado, nesses casos, estamos em conversas e olhando”, disse.
Sales foi perguntado a respeito da possibilidade de discussão sobre mudanças no índice que reajusta contratos, o IGPM, que subiu mais de 20% em 2020. Lojistas têm entrado com ações na Justiça contra várias empresas pedindo mudança para o IPCA.
A Iguatemi disse, dias atrás, que não negociará troca nos índices.
Sobre o assunto, a Aliansce Sonae informou que o IGPM é parte dessa estratégia de negociação, “e que está administrando da mesma maneira”, sem detalhar exatamente se estariam aceitando a troca de índices.
Afirmou também que a Aliansce Sonae pode ser mais “seletiva” nas negociações de descontos com lojistas nesse ano e aproveitar para que uma eventual saída de varejistas dos pontos leve a trocas de portfólio de marcas em empreendimentos.
Manaus
A respeito da praça de Manaus (AM), onde a companhia opera o Manauara Shopping, o maior da região, a empresa informou que os recebimentos de aluguel caíram em janeiro e a inadimplência subiu, por conta do cenário de piora da crise sanitária na cidade neste ano, mas que esse quadro foi se estabilizando recentemente.
“O lojista em Manaus não sai do shopping porque é onde ele tem expectativa de manter a operação pela qualidade [do empreendimento]”, diz o CEO.
Sales ainda lembrou que os lojistas anteciparam a saída de shoppings em 2020, por isso não houve tantos fechamentos no fim do ano passado.
Projetos para 2021
A empresa disse que, para 2021, está previsto o lançamento dos projetos de expansão no Shopping Taboão, Shopping Leblon, Carioca Shopping e Shopping Campo Limpo. O total de investimento estimado é de cerca de R$ 280 milhões, o que corresponde a R$ 216 milhões na participação da Aliansce Sonae. Desse montante, o desembolso esperado para 2021 é de R$ 90 milhões, aproximadamente. Segundo Sales, a expansão foi definida com base nos projetos “com certeza do ponto de vista comercial”, disse.
Aliansce Sonae assinou 179 contratos de locação no quarto trimestre, mesmo número do ano anterior.
Sobre a taxa de ocupação dos empreendimentos, que foi de 95,8% no fim de 2020, o executivo disse que “era para ser algo como 97%” nesse período, considerando uma situação mais normalizada.
A Aliansce Sonae registrou lucro líquido de R$ 12,6 milhões no quarto trimestre do ano passado, queda de 89,5% em relação ao mesmo período de 2019. A receita líquida recuou 20,1%, para R$ 224,8 milhões.