O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) constatou que 73% dos hortifrutis vendidos em 44 redes varejistas de todo o País estavam dentro da “conformidade”. Isso significa que três em cada quatro frutas, verduras ou legumes apresentaram resíduos de agrotóxicos dentro dos limites aceitos pela Anvisa.
Os dados de 2016 são melhores que os de 2015, que apontaram apenas 66% de “conformidade”. De acordo com o balanço, em 2016 foram rastreados 1,2 milhão de toneladas de frutas, verduras e legumes, contra apenas um milhão em 2015. O monitoramento abrange 20,5% das vendas totais de hortifrutis no Brasil. São monitorados 81 produtos.
Peixe sem burocracia
O Governo do Estado anunciou, no final de fevereiro, medidas para incentivar a criação de peixes em cativeiro. Agora, o produtor poderá emitir por conta própria a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária para a aqüicultura. Na prática, isso dispensa o licenciamento ambiental prévio para pequenos
produtores.
Estados do Sul querem…
Depois de conquistar o mundo com suínos e frangos, maçã e vinho, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná querem invadir o mercado global do leite de qualidade e derivados. Após flagrantes de adulteração e dezenas de prisões, os três estados mudaram a forma de remunerar o produtor.
…dominar mercado…
Com isso, o pecuarista deixou de receber pelo número de litros que entrega ao laticínio e passou a ser remunerado pela quantidade de proteínas e gordura no leite, ou seja, não vale mais a pena despejar água na leiteira que vai para a indústria. Resultado: o Sul já produz 60% de todo o leite brasileiro e atrai empresas de fora.
…mundial de lácteos
Em fevereiro, um grande laticínio anunciou que trocará Goiás por Santa Catarina, num processo de atração semelhante ao da indústria da pesca nos anos de 1990. SC é o quinto maior produtor de alimentos, mesmo ocupando só 1,13% do País.
Páscoa magra
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate prevê uma produção de 58 milhões de ovos de Páscoa neste ano, sem nenhum crescimento em relação a 2016. Motivos: desemprego e crise econômica, somados à queda na safra brasileira de cacau, que teve quebra de 30% devido à seca que afetou lavouras da Bahia.
Filosofia do campo:
“Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera. Sertão é o sozinho. Sertão é dentro da gente”, João Guimarães Rosa (1908/1967), escritor mineiro, in ‘Grande Sertão: Veredas’.
Fonte: Gazeta de SP