Se tem gente que já é fascinada em jogar só por jogar, imagine quando souber que vai ganhar prêmios para fazer isso? O game Shop Shopping tem por objetivo dar prêmios para o usuário brincar e divertir os clientes de um shopping center ao mesmo tempo que trabalha a fidelização dessas pessoas. Os pontos acumulados se transformam e prêmios e descontos oferecidos pelas lojas e pelo próprio shopping. A idealização é da agência Turbo Ideias Potentes, desenvolvido pela Arena Game Studio e será lançado, dia 20 de abril, no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu, Paraná, que abraçou e apostou na ideia do aplicativo inédito.
O game roda em Android e iOS, levou três anos para ser desenvolvido, será lançado com 50 fases e deve chegar até 100 no fim do ano. Cada fase é representada por uma marca/loja do shopping. O jogo também funciona offline, mas a pontuação conquistada só entrará quando o gamer estiver conectado. O Shop Shopping foi desenvolvido em plataforma Match 3 (tipo Candy Crush), que funciona como base para games que são jogados mais de 600 milhões de vezes por dia, por cerca de 50 milhões de usuários. “Participar de um projeto como este é uma grande oportunidade para nós. A missão de desenvolver uma solução inovadora e criativa para um cenário tão tradicional como a distribuição de prêmios para clientes, foi ao mesmo tempo desafiadora e recompensadora”, comentou Alvir Santana, diretor da Arena Game Studio.
O jogador não precisa comprar para ganhar, basta fazer o download do game e jogar. É totalmente gratuito. “As pessoas adoram receber mimos. Todo mundo gosta de ser desafiado e todo mundo tem um pouco de consumista. O Shop Shopping integra, de forma harmônica, essas possibilidades”, explica Walter Korneiczuk, diretor da agência Turbo Ideias Potentes e idealizador do jogo. Toda premiação concedida, que pode ser desde bônus a produtos, deve ser retirada na central de relacionamento do shopping pelo ganhador ou responsável com mais de 18 anos.
A cada fase do aplicativo o nível de dificuldade aumenta e os prêmios serão ainda melhores. Assim, quanto maior habilidade, o usuário faz mais pontos e poderá ganhar mais brindes como vale estacionamento, casquinhas de sorvete, milk-shake e vale compras de até R$ 1.000 nas lojas do shopping center. “O game vem ainda com o intuito de fidelizar nossos clientes através desta experiência lúdica, que será um grande sistema gerador de bons negócios”, explica Cleverson Gonzalez, gerente de Marketing e Comunicação do Cataratas JL Shopping. A premiação é auditada pela Caixa Econômica Federal.
Empreendedorismo – Além de entretenimento que oferece prêmios de verdade, o aplicativo é um canal de relacionamento com o cliente, praticamente uma ferramenta de CRM (customer relationship management – gerenciamento do relacionamento com o cliente). Uma das suas principais características é a capacidade de “prender” o cliente, mesmo fora do shopping. “Num mundo cada vez mais conectado, uma marca ter a oportunidade de participar a qualquer momento do dia do seu consumidor, onde quer que ele esteja, é um privilégio”, explica Walter Korneiczuk.
O administrador do game poderá sempre criar fases novas, gerar pontos para trocar por prêmios e descontos exclusivos das lojas. A expectativa é que daqui a um ano, o game seja um grande canal de comunicação com o cliente, na verdade uma plataforma de mídia, com atuação dentro e fora do país.
Benefícios do game para o shopping/loja
Aproxima o consumidor da marca;
Fideliza, gerando empatia, fixação, satisfação e retenção de clientes;
Identifica o perfil do cliente;
Aumenta a visibilidade das marcas envolvidas;
Conecta-se diretamente às redes sociais;
Antecipa e cria desejos e tendências.
Expansão do Shop Shopping no Brasil
A ideia é que o Shop Shopping seja rapidamente adotado nos principais Shoppings do Brasil ou por outras grandes redes, como por exemplo: postos de gasolina ou cinemas. O investimento inicial para ter a licença do jogo, gira em torno de R$ 20.000,00 a R$ 30.000,00 com uma mensalidade de R$ 1.500,00. Ao adquirir esta licença, a rede se torna responsável pela gestão dos prêmios e regulamentos; troca das premiações; relacionamento com os lojistas; gerenciamento dos dados de cadastro; manutenção da premiação trimestral e administração das ações e envolvimento com os gestores do game.
Nos três primeiros meses, o Cataratas JL Shopping terá uso exclusivo do serviço. Após esse período, o jogo estará disponível para ser adquirido por outros shoppings e grandes redes de empreendimentos, em todo o mundo, desde que estejam fora da cidade de Foz do Iguaçu.
Investimento para lojistas
Para cada lojista figurar no game será cobrada uma mensalidade de R$ 29,90. Assim, a marca terá direito a uma fase e o dono da loja terá acesso ao relatório, com o número de participantes no game e número de vezes que a marca foi visualizada. Ele também poderá adquirir uma fase bônus, com duração de 15 dias, pelo valor de R$ 329,90. Outras funcionalidades como inclusão de pequenos vídeos, redirecionar o jogador do game para a rede social da loja e mais opções serão disponibilizadas em breve.
O que é um Advergame?
A fusão das palavras inglesas advertise (propaganda) e game (jogo eletrônico) com intuito dos jogos serem uma ferramenta para divulgar e promover marcas, produtos ou serviços, é a ideia de um advergame. Esse tipo de jogo utiliza o entretenimento como meio, e não como fim.
O mercado de games no Brasil e no mundo
O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de game do mundo. Segundo a Abragames, o faturamento do setor em 2016 foi de US$ 1,6 bilhão, 25% a mais que em 2014. Em nível mundial, a previsão é que chegue a arrecadar US$ 60 bilhões até 2017;
Fonte: Exame