A Adidas, em parceria com o Parley for the Oceans, iniciativa voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, acaba de lançar o Ultra Boost Uncaged Parley, um tênis conceitual criado a partir de lixo marinho.
O modelo, com design inspirado nas ondas do mar, é formado 95% por plástico retirado dos oceanos, resultado da apreensão de 70 km de redes ilegais de pesca recolhidas da costa da África Ocidental pela ONG Sea Shepherd, e 5% por poliéster reciclado; o material é similar ao usado na confecção do uniformes dos times Bayern de Munique e Real Madrid.
Segundo pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o valor anual de danos causados por lixo marinho é de US$ 13 bilhões. O dado leva em conta produtos plásticos que vão parar no mar e acabam deteriorando recifes de corais e levando vários animais a morte. “Todo pedaço de plástico que já foi criado ainda está por aí, e boa parte disso está flutuando nos oceanos. Uma pesquisa recente nos mostrou que, todos os dias, são jogados nos mares algo entre cinco e 12 milhões de toneladas de plástico. E esse número só tende a aumentar se não fizermos nada para impedir”, conta Mary Grygiel, porta-voz da Parley for the Oceans, para o Caminhos Para o Futuro. “O plástico é uma falha do design; o único jeito de superar essa falha é transformá-la em uma oportunidade”, diz Mary.
A missão principal da Parley for the Oceans é salvar o maior número possível de animais e oceanos. A parceria com a Adidas é, então, crucial para o levantamento de fundos para dar suporte às pesquisas e a criação de iniciativas que ajudem nesse objetivo. A organização espera, além de criar roupas e acessórios incríveis, educar as pessoas. “Primeiro queremos mostrar que é possível não usar plástico. E quando ele for realmente necessário, é possível reaproveitar algo que já existe, em vez de criar mais plástico para o mundo”, diz Mary.
A Adidas produziu sete mil pares do tênis, que chegarão às lojas do EUA na próxima semana. “Nosso maior desafio foi desenhar esses produtos de um jeito que transmitam ao consumidor a história da poluição causada pelos plásticos. Queremos transformar esse comprador em uma parte da solução e encorajá-lo a dar pequenos passos para lutar contra o problema e fazer a diferença na proteção e conservação dos oceanos”, conclui Mary.
A Adidas, também apoia a insituição nas áreas de comunicação, educação, pesquisa e desenvolvimento, ressaltando seu compromisso com a redução de resíduos plásticos e aco-invação. “Nós não vamos parar aqui. Faremos um milhão de tênis usando Parley Ocean Plastic em 2017. Nossa principal ambição é eliminar plástico virgem da cadeia de suprimentos”, afirma Eric Liedtke, membro do conselho executivo do adidas Group.
O modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.