Mais do que só questões ambientais, grandes redes de shoppings e hotéis já aplicam práticas dos três pilares ESG, como o social, apoiando projetos educacionais
Por Cláudio Marques
Mais do que só questões ambientais, grandes redes de shoppings e hotéis já aplicam práticas dos três pilares ESG, que passaram a ser um fator para a avaliação de desempenho pelo mercado financeiro. Na área social, os shoppings promovem ações para beneficiar seu entorno.
A Aliansce Sonae, por exemplo, apoia o projeto Leitura para Todos, que em 2021 distribuiu 200 mil livros para crianças de áreas ao redor dos shoppings. A iniciativa beneficiou mais de 400 instituições e mais de 100 mil crianças em todo o Brasil. No total, foram 155 projetos de educação, esporte e cultura, 391 campanhas de arrecadação e doações e 361 campanhas de conscientização no ano passado. As ações beneficiaram mais de 1,9 milhão de pessoas, segundo a Aliansce.
Em outra vertente, a empresa realizou também no ano passado seu primeiro Censo da Diversidade e a Semana da Diversidade. A meta é atingir 50% de mulheres na liderança. “Hoje, já são 45%. Um número muito acima do índice do varejo, que é 27%”, diz a diretora jurídica da rede, Paula Fonseca. A empresa também se filiou ao Movimento pela Equidade Racial (Mover), de combate ao racismo estrutural no país.
A Multiplan, por sua vez, possui o Multiplique o Bem, seu hub de iniciativas sociais. Por meio do programa, arrecadou 190 toneladas de alimentos neste ano, beneficiando mais de 67 mil pessoas por meio de parcerias com 160 ONGs. No Ribeirão Shopping, instalou o MultiSer, iniciativa destinada a assistência psicológica. Possui uma equipe de 16 psicólogos e funciona em uma área com consultórios e uma sala interativa para oficinas.
Ainda na área da saúde, a empresa apoia o Hospital Pequeno Príncipe (PR), referência em pediatria, e o Hospital de Amor (SP), especializado em câncer, além de contribuir para estudos científicos do Instituto D’Or e da Fiocruz, ambo no Rio de Janeiro.
Na área hoteleira, a rede Accor lançou o School For Change, programa de treinamento projetado para aumentar a conscientização dos funcionários sobre os desafios do desenvolvimento sustentável. Com ele, o colaborador acessa uma plataforma de conteúdos e faz aulas sobre mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e nas comunidades. Para a vice-presidente da Accor, Antonieta Varlese, o curso demonstra a importância que a empresa dá à sustentabilidade.
Fonte: Valor Econômico