Por Redação | Se existe uma rede de lojas de vizinhança que tem surpreendido consumidores, ou mesmo as empresas supermercadistas no país, é a OXXO. Tanto, que virou “piada” nas redes sociais a seguinte afirmação. “Pela manhã era um imóvel abandonado ou fechado e no final do dia virou uma loja da OXXO”. A bandeira foi concebida pela Femsa Comércio em 1978, na cidade de Monterrey, no México, e hoje possui mais de 21 mil unidades na América Latina, distribuídas em cinco países: México, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
No Brasil, a marca, que inaugurou mais de 350 pontos de vendas nos últimos três anos, se destaca dentro do Grupo Nós, joint venture entre Femsa Comércio e Raízen Combustíveis. Na entrevista a seguir, Roberto Barbera, diretor comercial e de marketing do Grupo Nós, fala sobre a trajetória da OXXO no país e os próximos passos da companhia.
Como surgiu o nome OXXO?
RB: O nome vem do logo original da marca, composto por um carrinho de supermercado – o “O” representando as rodas e o X as “engrenagens”. Com o tempo, as pessoas começaram a pronunciar a marca, dando vida ao nome OXXO.
E como foi a ideia de explicá-lo na fachada das lojas?
RB: Tivemos a ideia de apresentar a pronúncia correta e o novo conceito da marca para reforçar a proximidade com o cliente, uma vez que a pronúncia do nome gerava muita curiosidade e dúvidas. Aproveitando o buzz, a marca, junto à Mestiça – agência de publicidade – criou uma campanha para apresentar as fachadas das unidades que trazem o nome como se pronuncia. O filme com o slogan “Se fala ‘ó-quis’sô’, mas pode chamar como quiser” tinha a proposta de fazer intervenções bem-humoradas quando consumidores tentavam falar o nome da rede e, ao final, sempre reforçava que as pessoas podem falar como quiserem, pois o importante é que tem sempre um OXXO por perto. Ao todo, foram mais de 2,5 mil comentários de forma espontânea, mais de 10 mil compartilhamentos e 13,4% de engajamento.
Quando as lojas chegaram, de fato, ao Brasil? Quantas estão em operação hoje? E onde?
RB: A primeira loja da rede foi inaugurada no mês de dezembro de 2020 na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Atualmente, são mais de 350 lojas no Estado de São Paulo, espalhadas pelas cidades de Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e Sorocaba.
Em sua visão, qual o maior diferencial da OXXO em relação aos seus concorrentes?
RB: O OXXO aspira estar sempre em todo o lugar na vida dos clientes, nos entornos onde abrimos operação. A rede se destaca pela qualidade em execução, uma forte e consistente estratégia de expansão, profissionalização na operação de lojas e reconhecimento por parte dos consumidores.
E como é pensado o mix de produtos?
RB: Com um tamanho compacto. Somos um mercado prático que facilita a vida das pessoas. Temos um mix de produtos bem pensado, que atende as necessidades de nossos clientes em diferentes perfis de região e de consumo, seja mais residencial ou comercial, seja para abastecer a despensa ou para uma refeição rápida. Assim, reforçamos o OXXO como o mercado que atende a necessidade do momento, seja um consumo mais imediato ou posterior, como um café de manhã para ir ao trabalho, um lanche da tarde ou compras para reposição do lar no fim do dia. Reforçando nosso posicionamento de proximidade com slogan: “Próximo para você, próximo de você”.
O executivo comentou, também, quais são as dificuldades de trabalhar o formato da OXXO no Brasil e contou os diferenciais competitivos da companhia.
Fonte: Super Varejo