A ABF – Associação Brasileira de Franchising – apresentou hoje (11) a 2ª edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. O levantamento é realizado especificamente com as marcas associadas da entidade que reúne, atualmente, 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores). Segundo o estudo, a rede O Boticário manteve liderança com 3.762 unidades, seguida pela rede AM PM Mini Market, com 2.415 pontos de operação. A terceira colocação ficou com a Cacau Show, totalizando 2.081 unidades.
Entre as 10 maiores, destaque também para as redes Jet Oil, Lubrax + e BR Mania que subiram posições em relação a 2016, com expansões expressivas em número de unidades. Também ingressaram no grupo das 50 Maiores, as redes Casa de Bolos, SPA das Sobrancelhas e Não + Pêlo. Os dados preliminares da ABF indicam que a receita do setor em 2017 deve crescer 8% na comparação com 2016, saltando de R$ 151,2 bilhões para cerca de R$ 163 bilhões. A projeção para este ano é de ampliar o faturamento entre 9% e 10%.
Setor de Alimentação Continua Sendo o Mais Representativo
Em termos de segmento de atuação, o perfil das 50 Maiores é semelhante ao da edição anterior do estudo, com predominância de Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%). Outro movimento detectado pelo estudo deste ano foi o crescimento da participação de pontos de venda alternativos (quiosques, truks, contêineres, store in store, home-based, etc.) que passou de 6% para 9% – as lojas físicas predominaram com 91%.
Confira a Lista das 10 Maiores Redes de Franquias em Operação no Brasil por número de unidades:
1º O Boticário – 3.762
2º AM PM Mini Market – 2.415
3º Cacau Show – 2.081
4º McDonald’s – 2.009
5º Jet Oil – 1.735
6º Lubrax + – 1.617
7º Kumon – 1.400
8º BR Mania – 1.311
9º Wizard By Pearson – 1.195
10º Dia % – 1.145
Fonte: GiroNews