Foi divulgada a sexta edição do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Com dados de 2019, trouxe uma expansão de 9,9% no faturamento das maiores empresas do setor, praticamente o dobro da alta de 5% do varejo como um todo. continuar lendo Pela primeira vez, a maioria das 300 maiores empresas está online: são 162 empresas com e-commerce em operação. Em todos os segmentos do Ranking, pelo menos 60% das empresas listadas têm operação online, com uma exceção: os supermercados. – Menos de 30% dos supermercadistas estavam online no fim do ano passado, o que já é 50% mais do que em 2018 e mostra que a transformação digital já havia entrado no mapa do setor antes mesmo da pandemia. Em 2020, o setor acelerou ainda mais sua digitalização, o que deixará consequências muito positivas no longo prazo – afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC. O Carrefour lidera a lista, com um faturamento bruto de R$ 62,22 bilhões, seguido pelo Grupo Pão de Açúcar (R$ 61,54 bilhões), Via Varejo, Grupo BIG e Magazine Luiza. O top five do varejo brasileiro somou R$ 205,415 bilhões no ano passado, ou 29,21% do faturamento das 300 maiores. Depois, tem Raia Drogasil, Grupo Boticário, Lojas Americanas, Lojas Renner e DPSP Drogaria São Paulo. Ou seja, há apenas uma gaúcha no tipo da lista. É a Lojas Renner, que tem sede em Porto Alegre, mas 601 operações pelo país, além de Argentina e Uruguai. O faturamento bruto da empresa foi de R$ 11 bilhões em 2019. Mas já se sabe que 2020 afetou bastante a companhia. No balanço do segundo trimestre, conseguiu contabilizar lucro porque venceu uma ação tributária bilionária na Justiça. Mas teve, por exemplo, que antecipar para abril liquidações de inverno, reduzindo em 30% o preço de produtos, o que comprometeu a margem bruta da empresa.
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