Contrariando todas as cartilhas de gestão de franquias, a rede de restaurantes de comida árabe arriscou ao se posicionar a favor do impeachment. A audácia, acredite, está conseguindo turbinar as vendas
Uma das missões fundamentais de um franqueador é desenvolver as estratégias de comunicação da marca e criar promoções atrativas, que chamem a atenção para os seus produtos. O objetivo final é um só: aumentar as vendas em toda a rede, e, com isso, deixar o dono da marca e os franqueados satisfeitos. Mas poucas empresas ousam quando o assunto é trabalhar a comunicação de uma franquia, por se tratar de um negócio que afeta os bolsos de diversos empresários. Menos ainda são as que se arriscam dentro da seara política. Foi o que o Habib’s fez, em meio ao processo de impeachment na Câmara dos Deputados, que afastou a presidente Dilma Rousseff. E, com isso, alcançou resultados surpreendentes. Em conjunto com a agência Publicis, a empresa decidiu divulgar a redução nos preços de suas esfihas de frango, que passaram de R$ 1,98 para R$ 0,79, ao mesmo tempo que marcava, de forma bem-humorada, o seu posicionamento quanto ao momento político. Lançada no dia 15 de abril, dois dias antes da votação do impeachment na Câmara, a campanha “Caiu!” fazia, ao mesmo tempo, alusão à derrota do governo e ao novo valor do produto.
Foram gastos R$ 700 mil para produzir os comerciais e mais R$ 4 milhões em divulgação. “Tive mais retorno nesta ação do que em todas as outras que já realizei, e que custaram mais de R$ 40 milhões”, afirmou à DINHEIRO o empresário luso-brasileiro Antônio Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib’s, que estima um crescimento de 15% a 20% nas vendas neste ano, na comparação com 2015. O impacto foi tanto que mudou o mix de vendas do carro-chefe da rede. O sabor de frango, que respondia por apenas 3% das vendas das esfihas, rapidamente se tornou o mais pedido. Já representa mais de 45% das vendas, superando as antes favoritas de carne e queijo. A campanha também fez o Habib’s melhorar as previsões de visitas às suas 430 lojas – metade delas administradas por franqueados –, que eram de manter, neste ano, o número de 220 milhões de refeições vendidas, mas agora é provável que isso seja superado.
Com esses resultados, a campanha permanecerá mais tempo no ar, até o fim do ano, provavelmente. A ousadia compensou. Alguns donos de franquias, que somam 170 empresários, participaram da decisão. Antes de liberar o comercial, a estratégia foi apresentada para os principais deles, que a aprovaram. “Não tive medo da campanha ser mal entendida”, diz Elinei Feinar, dono de 35 pontos da rede. “No fim, ela mudou a realidade das lojas, que agora estão recebendo clientes novos, com um perfil de formador de opinião.” André Marques, diretor de marketing do Habib’s, diz que o franqueado gosta do que dá resultado. “Mas resultado sem significado não é nada.”