Gerenciamento de estoque e frete são essenciais para o sucesso da data em época de pandemia Após meses de quarentena causada pela pandemia da COVID19, a economia começa a ser retomada em passos lentos, impulsionada pela reabertura de estabelecimentos ao redor do mundo. A Black Friday, data especial de compras e vendas, que ocorre logo após o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, é uma oportunidade para parte da reestruturação do mercado, já que 67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções da data, segundo pesquisa realizada esse ano pela TracyLocke Brasil. Mas, com o controle de acesso às lojas e isolamento social, como será comemorado o dia dos “preços baixos”? A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) registrou a abertura de mais de uma loja por minuto, no início da pandemia e contou com mais de 5 milhões de novos compradores online na América Latina, registrando alta de, aproximadamente, 80% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Assim, a expectativa é de que a internet seja a estrela da Black Friday deste ano. Para atender à demanda necessária, as marcas precisaram ter um alto controle de importação e estoque. Segundo João Paulo Caldana, diretor executivo da Dachser Brasil, o planejamento adequado é imprescindível. “Para se beneficiar de dias de promoção e oportunidades, como a Black Friday, todas as fases do processo logístico devem ser consideradas, desde a importação das mercadorias até o armazenamento e a entrega ao cliente. Frente ao cenário atípico que estamos vivendo, a logística se tornou um dos setores mais importantes para que a experiência de compra do consumidor seja realizada com sucesso”, explica o executivo. “É importante que os varejistas trabalhem com um provedor de logística profissional para garantir que as entregas sejam feitas com segurança, dentro do prazo e com o melhor custo”, completa. Além das lojas nacionais, sites do exterior também fazem sucesso entre os brasileiros. O estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que 59% dos e-consumidores estão comprando mais em sites e apps estrangeiros e 68% declararam que pretendem comprar mais no futuro. No entanto, as compras online é uma via de mão dupla, pois, de acordo com o site eBay, os EUA e Reino Unido são os mercados que mais compram de vendedores online brasileiros e os produtos mais buscados por compradores estrangeiros são quadrinhos, equipamentos de áudio para carros e relógios de pulso. Diante de uma demanda de importação e exportação tão grande, todo o processo de logística deve ser projetado e planejado com antecedência, principalmente, entre a cadeia de varejo. A estratégia em logística para toda a distribuição de mercadorias é de extrema importância, porque erros como a venda de produtos que não estão em estoque ou produtos entregues com atrasos significativos para o consumidor podem danificar a imagem de uma empresa e ter um impacto até mesmo financeiramente. Single Day Além da Black Friday, outra data que tem feito muito sucesso entre os brasileiros é o Single Day, ou Dia do Solteiro. Comemorado em 11/11 a data é uma alusão a quatro pessoas solteiras e é marcada por grandes promoções em sites do país asiático, podendo ser ainda maior que a própria Black Friday e Cyber Monday. Apenas em 2019, o dia arrecadou mais de 38 bilhões de dólares em todo o mundo. Apesar das datas pedirem uma atenção especial de controle de estoque, em qualquer período do ano o planejamento logístico inteligente pode reduzir os custos de transporte e armazenamento, além de aumentar a velocidade de entrega dos produtos, com o menor custo possível. A DACHSER tem anos de experiência na implementação de serviços de logística para clientes em todo o mundo, a fim de otimizar seu balanço logístico. Sobre a Dachser Brasil Graças aos 31.000 funcionários, em 393 locais em todo o mundo, a Dachser gerou uma receita líquida consolidada de aproximadamente 5,7 bilhões de euros em 2019. Nesse mesmo ano, o setor de logística movimentou um total de 80,6 milhões de remessas pesando 41,0 milhões de toneladas. A Dachser está presente em 44 países.