Por Ralphe Manzone Jr – A Piticas e a BandUP, duas empresas que atuam com marcas licenciadas de personagens da cultura pop e de bandas de rock, estão se unindo em uma joint venture que cria um dos maiores players de produtos geek do Brasil.
Batizada de Cosmos, a nova holding terá uma participação igual entre as duas empresas (50% cada) e prevê um faturamento que deve superar os R$ 200 milhões em 2023.
“O nosso core é cultura pop, mas somos bastante complementares”, diz Bruno Brau, fundador da BandUP. Ao que Vinicius Rossetti, fundador da Piticas, acrescenta: “Temos pouca sobreposição de licenças.”
A Cosmos nasce com, pelo menos, 50 grandes marcas licenciadas. Dentre as quais, Warner Bros, Disney, Harry Potter, Marvel, Cartoon Network, Star Wars, Hanna Barbera, Looney Tunes, Netflix, Wandinha, DC Comics, One Piece, Naruto, Dragonball, Beatles, Iron Maiden, Metallica, ACDC, Aniplex e Spyfamily.
A complementariedade se explica também pelo canal em que as duas empresas atuam. A Piticas, cuja sede é em Guarulhos (SP), é forte no varejo. Atualmente, conta com 320 franqueados lojas (180 delas quiosques). Deste universo, 60 lojas são espaços chamados de Experience, que chegam a ter 170 metros quadrados.
A BandUP, por sua vez, tem foco no B2B, através de e-commerces e lojas oficiais de algumas marcas, como da DC Comics, do Beatles e da Turma da Mônica. A empresa, que foi fundada em Barra Bonita, no interior de São Paulo, tem também acordos com grandes varejistas, a exemplo de Carrefour e Sam’s Club.
Com a união, a ideia é manter as duas marcas. A nova companhia será presidida por Lucas Sacay, que já atuava na BandUP. Brau e Rossetti, além de estarem também no dia a dia da operação, vão se dedicar ao conselho de administração da nova empresa.
Uma das mudanças com a união é que a produção das roupas vai se concentrar em Santa Catarina, onde a BandUP desenvolveu uma cadeia produtiva com alguns fornecedores locais.