Por André Kina, fundador da 4BIO Medicamentos Especiais
A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. Esta mudança no perfil da população tem impactado diversos setores da economia e, por isso, acompanhá-la pode trazer boas oportunidades de negócios para as empresas. Com estratégias adequadas e personalizadas, é possível diversificar as áreas de atuação e investir em serviços específicos para as pessoas desta faixa etária, principalmente, na área da saúde. Afinal, todos querem viver mais e melhor.
Segundo o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de brasileiros com mais de 60 anos aumentará de 12,5%, porcentagem atual, para 30% até 2050. Este crescimento deverá ser mais rápido do que a média internacional – enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil. O que mostra que é preciso estar atento a esta parcela da população.
Estes dados ao encontro a um outro levantamento, realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto com um portal de educação financeira. Esta pesquisa traz dados bastante relevantes sobre o potencial de consumo de pessoas com mais de 60 anos residentes nas capitais do País: 41% dos entrevistados afirmam gastar mais com produtos que desejam do que com itens relacionados às necessidades básicas da casa. Contudo, pelo menos 45% alegaram enfrentar dificuldades para encontrar produtos destinados ao público de sua idade.
A pesquisa foi realizada em 2014, mas não houve grandes mudanças no mercado de lá para cá. O que aponta que companhias de todos os setores precisam estar preparadas para entender as especificidades deste público. O fato, é que os idosos estão deixando de ser uma minoria, e desde a indústria de alimentos até o profissional que dispõe os produtos em supermercados, por exemplo, todos precisam estar alerta as oportunidades relacionadas a esta parcela da população.
Na área da saúde e bem-estar não é diferente, pelo contrário, deve-se estar ainda mais atento. Mesmo com uma vida mais saudável, que é um dos motivos do envelhecimento populacional, as pessoas ainda chegam na terceira idade com muitos problemas de saúde, geralmente, causados pelo processo natural do organismo. Nesta hora, não basta oferecer apenas os medicamentos, por exemplo. É preciso investir em prevenção. Além disso, a qualidade do atendimento e dos serviços prestados também se tornam diferenciais para as empresas.
O mercado está em fase de mudanças e quem acompanha as tendências e se antecipa a elas consegue se destacar em seu setor de atuação. Entender este novo momento é fundamental para conquistar o público e se manter neste setor.