EBITDA ajustado alcançou US$ 400 milhões no trimestre, 35,1% superior ao mesmo período do ano passado, gerado pelo forte crescimento deste indicador em todas as divisões de negócios
A Cencosud, um dos principais grupos varejistas da América Latina, com presença em cinco países, anunciou no dia 3 de março os resultados financeiros consolidados do quarto trimestre de 2015. Todos os valores estão em CLP (pesos chilenos).
A Cencosud terminou 2015, com resultados financeiros muito positivos, apesar da desaceleração na demanda e aumento da competitividade. Em 2015, os principais objetivos eram ajustar a estratégia de negócios, melhorar a gestão de preços, implementar atividades de promoção mais eficazes e manter foco contínuo na gestão e desempenho das lojas, além de um controle de custos de administração do plano e vendas.
O lucro líquido registrou um aumento significativo e expandiu 86,6%, atingindo $ 187.535 milhões. Isto é explicado, principalmente, pelo aumento no lucro operacional (+ 61,0% ao ano), refletindo o foco da Cencosud em eficiência e maior rentabilidade de todas as operações.
A Cencosud alcançou uma redução significativa de 48 pontos bases na relação das dívidas financeiras/ EBITDA Ajustado. Excluindo os efeitos não recorrentes dos últimos 12 meses, o índice chegou a 2,8 vezes.
A receita do quarto trimestre foi de $ 3.048.854 milhões, alcançando um aumento de 1,1%, após um crescimento no conceito mesmas lojas em todos os países, exceto o Brasil, compensado pelo efeito da desvalorização do Real e do Peso colombiano.
A Divisão Supermercados atingiu uma margem EBITDA de 7,4%, impulsionado pelo melhor desempenho na Colômbia e Argentina. Na Colômbia, aumentou 263 pontos bases na margem EBITDA, que reflete o crescimento de dois dígitos no SSS (Same Store Sales) de perecíveis e melhores negócios com os fornecedores. Na Argentina, a margem EBITDA melhorou em 138 pontos bases após os ajustes na estrutura e processos. Enquanto o Chile, continua a atingir margem EBITDA de dois dígitos de melhora nos níveis de perdas e centralização dos processos. Peru manteve sua rentabilidade e alcançou um aumento de SSS contra o terceiro trimestre de 2015. Enquanto isso, o Brasil teve uma margem EBITDA positiva em comparação com o que foi alcançado no ano anterior.
Na divisão de Home Improvement, as receitas cresceram 18,8% alcançando $ 422 milhões no quarto trimestre de 2015. Enquanto a margem EBITDA atingiu 13,3%, graças a um desempenho melhor no Chile, Argentina e Colômbia.
A divisão Lojas de Departamento alcançaram uma margem EBITDA de 8,1%, pela rentabilidade recorde no Chile e no crescimento de dois dígitos nas vendas mesmas lojas no Peru. O Chile alcançou a maior margem EBITDA da história, e no, caso da bandeira Johnson, atingiu 10,3% no trimestre, fechando seu primeiro ano com EBITDA positivo desde a aquisição da rede. O crescimento de 21,2% em vendas mesmas lojas no Peru, reflete a consolidação da equipe e o processo de maturação da marca Paris no país.
A Divisão de Shopping Centers continua um desempenho resiliente contra o ciclo econômico, a receita cresceu 14,1% alcançando o CLP de $ 72.290 milhões do 4º trimestre de 2015 versus o mesmo período de 2014. O EBITDA ajustado cresceu 30,5% graças a melhora de dois dígitos no Chile, Argentina e Peru.
A renda anual registou um aumento significativo durante 2015, com crescimento de 21,4%, alcançando $ 231.985 milhões. Isso graças a planos de eficiência de sucesso e estratégias de revisão de negócios implementados pela empresa em todas as suas operações.
As receitas da Cencosud cresceram 2,6% no acumulado do ano, atingindo $ 10.991.338 milhões.
O lucro operacional durante o ano de 2015 cresceu 27,8%, ajudado pelo último trimestre em que uma pontuação de 61,0% foi registrada, refletindo o foco da Cencosud em eficiência e maior rentabilidade de todas as operações.
O EBITDA ajustado acumulado do ano cresceu 11,0%, chegando a CLP de $ 684 bilhões. Grande parte do resultado é explicado pelo melhor desempenho alcançado no quarto trimestre de 2015.