Quase metade dos brasileiros (46%) que foram afetados pela crise econômica, com redução no poder de compra, tem aguardado as liquidações no varejo para adquirir produtos. Além disso, um terço dos consumidores decidiu comprar volumes maiores no “atacarejo” para tentar reduzir gastos no orçamento mensal.
As informações fazem parte de pesquisa apresentada nesta terça-feira pela consultoria McKinsey, no seminário “Perspectivas 2016”, da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), em São Paulo.
Segundo um dos sócios da McKinsey no país, Bruno Furtado, os brasileiros têm recorrido à tecnologia para pagar menos no varejo, por meio da pesquisa de preços, por exemplo, e entre aqueles que trocaram marcas nos últimos meses para reduzir gastos, mais de 50% não deseja voltar para a marca anterior.
“Foco nas soluções”
No mesmo evento, Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, defendeu uma postura ativa na busca por caminhos para superar o atual momento econômico. Ela considera que esta é uma fase em que é possível avançar em áreas do varejo, como no atendimento ao cliente. A empresária já disse que acredita que a crise atual é passageira.
“A nossa cabeça tem dois lados, soluções e problemas. Eu foco nas soluções”, afirmou Luiza Helena, durante seminário com executivos de diferentes áreas da economia.