Por Redação SM – 22/01/2016
Pesquisa do Instituto Data Popular revelou intenções dos consumidores para este ano
Em 2015, a redução do consumo atingiu 91% dos brasileiros em comparação com o ano anterior. Neste ano, entretanto, os entrevistados não estão dispostos a repetir o comportamento do ano passado: 72% dos que deixaram de realizar alguma atividade de consumo planejada em 2015 pretende retomá-la em 2016. As informações foram divulgadas em uma pesquisa do Instituto Data Popular, realizada com 3.500 consumidores em 153 municípios de todos os estados brasileiros entre os dias 4 e 12 de janeiro.
A maior frustração dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, foram as viagens internacionais: 65% dos entrevistados disseram que não puderam realizar a viagem planejada no ano passado. Desses, 42% desejam viajar este ano.
A compra de imóveis veio logo em seguida, com 63% de entrevistados com planos frustrados nessa área.
O percentual dos que desejam comprar um computador em 2016 (92%), reformar a casa (78%) ou adquirir móveis (70%) ou eletrodomésticos (69%) é maior que o de consumidores frustrados nesses segmentos. Os percentuais de frustração variam de 41% a 54% dos pesquisados.
Para 81% dos entrevistados, o Brasil “com certeza” está em crise. Outros 18% disseram que o País “provavelmente” vive uma crise e 1% diz que “provavelmente” não. Dos que acham que existe crise, 55% a consideram a pior que já enfrentaram.
Fonte: Valor Econômico
Revista Supermercado Moderno online – SP