A demanda das companhias por crédito do setor caiu, mas não foi a que buscou menos. Confira
A demanda das empresas do setor de comércio por crédito caiu 2,5% em 2015, na comparação com 2014, segundo indicador da Serasa Experian divulgado hoje (20).
Considerando os outros setores, contudo, a indústria foi a que apresentou o maior recuo, de 7,8% no ano passado, ao passo que o setor de serviços foi o único que registrou alta, de 0,4% na busca por crédito.
Considerando a totalidade das empresas, a demanda por crédito recuou 1,9% no ano passado, depois de uma alta de 5% em 2014. O resultado de 2015 foi o pior nos últimos três anos.
Segundo os economistas do birô de crédito, a recessão econômica, a queda dos níveis de confiança dos empresários e o custo do crédito cada vez mais caro determinaram o recuo por crédito entre as empresas no ano passado.
Na análise por porte, todas as companhias buscaram menos crédito, com destaque para as médias empresas, cuja busca por crédito caiu 19,3% no ano passado, frente a 2014.
Entre as grandes empresas, o recuo foi de 14,3% e as Micro e Pequenas companhias apresentaram queda de 0,7% na busca por crédito.
Revista No Varejo on-line – SP