Impacto negativo é atribuído à queda nas vendas, aponta FecomercioSP
Os feriados nacionais de 2016 deverão provocar um impacto negativo de R$ 13,8 bilhões no varejo brasileiro, garante um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Embora expressivo, por outro lado, o impacto deverá ser 7% menor: R$ 1 bilhão a menos na comparação com o ano anterior.
O número de dias de feriados tanto em 2015 como em 2016 é o mesmo. Ao todo, serão 13 dias em que o varejo não abrirá ou abrirá parcialmente. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, no entanto, o que pode explicar essa redução das perdas é a trajetória de queda nas vendas do varejo prevista para este ano.
Entre as atividades analisadas, o setor mais impactado durante o ano será o de outras atividades, que responderá por cerca de 40% das perdas do comércio varejista com os feriados, e que corresponde ao comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, entre outros. Destacam-se também os segmentos de supermercados (28%) e farmácias e perfumarias (14%).
De acordo com a entidade, há dois aspectos que estão no calendário que merecem ser discutidos: a criação de novos feriados ao longo dos anos e a elevação de custos para as empresas que optam por abrir nesses dias.
Para a FecomercioSP, a criação de novas datas é maléfica a todas as atividades econômicas, assim como o pagamento de encargos trabalhistas pelos estabelecimentos que optam pela abertura nos feriados. A Entidade defende a modernização das leis trabalhistas, já que o modelo atual prejudica tanto o empresário (com o aumento dos custos) quanto o empregado (que perde rendimentos ao deixar de obter as comissões sobre as vendas).
Revista No Varejo on-line – SP