29/12/2015 – 08:37
E o Vine do que os admiradores de Brahma, Budweiser e Heineken no Twitter. Bebedores de Budweiser são os que mais falam de Spotify. Já os amantes de Brahma são os que mais postam sobre o YouTube.
São Paulo Que o brasileiro é apaixonado por cerveja e que cada tem a sua marca preferida, todos já sabem. Mas, além de falar sobre o lúpulo, malte e levedura, sobre o que mais os cervejeiros comentam no Twitter? Quem são os consumidores de cerveja que usam o Twitter para se manifestar? A E.life monitorou, através da plataforma Buzzmonitor, mais de 3,6 milhões de tweets, de mais de 18 mil consumidores de Budweiser, Brahma, Heineken e Skol, as quatro marcas de cervejas mais vendidas no mundo, segundo pesquisa da Bloomberg e que estão à venda no Brasil. A partir daí, analisou os últimos 200 tweets de cada um deles, traçando um perfil de consumidor por marca de cerveja.
De acordo com o estudo, as mulheres são maioria entre os consumidores de Skol com 62,5%, contra 37,5% homens. Na base de Brahma, Budweiser e Heineken, a presença de homens é maior.
Os bebedores de Skol também são admiradores do Netflix e do Vine. São eles os responsáveis por 18% das menções no Twittter a essas marcas, enquanto os simpatizantes de Brahma, Budweiser e Heineken representam 16%. O serviço de música Spotify é mais falado pelos que gostam de Budweiser e Skol, ambos com 7%. Já 59% dos degustadores de Brahma tuitam mais sobre o YouTube.
Filmes, novelas, séries, jogos e shows são os tipos de entretenimento que a maioria dos cervejeiros aprecia. Porém, os degustadores de Brahma são os que mais citam percentualmente jogos como entretenimento na timeline do Twitter (11%). Os que menos citam são os bebedores de Skol (6%). O dia da semana com maior número de publicações no Twitter dos consumidores O Buzzmonitor, plataforma digital para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais (http://www.buzzmonitor.com.br/), coletou os tweets e, a partir da base de dados e usando o conceito de monitoramento centrado no consumidor (CCM Consumer-centered Monitoring), gerou insights referentes a temas importantes para as marcas de cerveja, identificando perfis e os interesses desses clientes. A metodologia Consumer-centered monitoring permite um olhar mais focado no consumidor, e não apenas quando ele menciona a marca monitorada. de cerveja a é a quarta-feira e o horário entre 20h às 22h.
No Brasil, temos várias marcas de cerveja e os perfis dos consumidores são muito diferentes. Por isso, é preciso conhecer o cliente para direcionar e ter assertividade nas ações de marketing. Esse estudo mostra, em diferentes cortes, as preferências de cada público e dá um direcionamento para as marcas fidelizarem estes clientes, diz Alessandro Lima, CEO da E.life.
Desejos de Consumo Os consumidores de cerveja também comentam sobre os desejos por comida. Pizza, doces, bolo e chocolates são os mais comuns entre as quatro marcas. Os alimentos mais mencionados pelos entusiastas de Heineken e Budweiser são os sushis. Os que preferem Brahma falam sobre carne e a coxinha é preferência dos consumidores de Skol. Nas menções sobre outras bebidas, os apreciadores de Brahma citam, além da cerveja, água e açaí. Os que tomam Budweiser falam sobre café e vinho.
Futebol Grêmio, Palmeiras e Vasco são os únicos times que são mencionados por todas as marcas. Grêmio é o time mais mencionado dos que citam Heineken e Budweiser. O Vasco está na frente entre os adoradores de Skol e Brahma. Palmeiras é o time mais mencionado por quem cita Brahma. Já os degustadores de Skol mencionam mais o Corinthians em comparação com as outras marcas. Flamengo é mais comentado no recorte de Budweiser, e São Paulo no de Brahma.
Sistema operacional Os apreciadores de Brahma e Skol são os que mais utilizam o sistema operacional Android para postar no Twitter, com 50%. Skol, Budweiser e Heineken publicam mais de um dispositivo iOS com 33%.
Regiões Brahma e Budweiser são as marcas mais mencionadas no Twitter por consumidores do Norte do país. A Budweiser lidera também no Centro-Oeste e no Sul. Já a Skol predomina no Sudeste e no Nordeste. | www.buzzmonitor.com.br.
O E.life Group: pioneiro em inteligência de mercado e relacionamento na Web 2.0, o grupo E.life é líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações em redes sociais, oferecendo serviços e ferramentas de software. Com operações iniciadas em 2004, atualmente conta com três unidades de serviços Monitoramento, Pesquisa & Inteligência e Social CRM, e uma plataforma digital – Buzzmonitor – para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais. Além disso, oferece serviços por meio de outras duas empresas: a Mobi.life, especializada na criação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, e a SA 365, dedicada ao planejamento, gestão de comunicação e métricas do ambiente digital. Com sede no Brasil, o grupo E.life expandiu sua atuação para o mercado internacional e hoje oferece serviços a clientes em todo mundo, com operações na Espanha, Portugal e México. Atualmente conta com cerca de 200 profissionais no Brasil, divididos entre São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, e mais de 20 colaboradores no exterior. [www.elife.com.br].
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