Setembro registra baixo estoque de trabalhadores, aponta FecomercioSP. Veja infográfico
O comércio varejista do Estado de São Paulo teve mais trabalhadores desligados do que admitidos em setembro, segundo dados da pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Das nove atividades analisadas na pesquisa, sete registraram eliminação de vagas em setembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. De acordo com a FecomercioSP, o cenário do emprego no varejo continua se agravando e, desde maio, o estoque de trabalhadores está abaixo da quantidade verificada nos mesmos meses do ano anterior.
A assessoria econômica da entidade aponta que o desempenho do mercado de trabalho no varejo paulista é reflexo direto da retração no consumo das famílias e do aumento dos custos operacionais para os empresários. A expectativa é que o cenário não se altere a curto prazo, e os próximos dois meses apresentem saldo positivo por causa das contratações temporárias de fim de ano. Ainda assim, destaca a FecomercioSP, os resultados devem ser inferiores aos observados no fim de 2014.
Revista No Varejo on-line – SP