08/12/2015 – 08:37
As compras que antecedem o Natal devem aumentar em até 6% o faturamento dos centros de compras no mês de dezembro, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers Abrasce. A expectativa da entidade leva em consideração as vendas registradas no mesmo período do ano anterior.
Joalheria, perfumaria, artigos de beleza e telefonia devem ser os principais segmentos procurados. Esperamos que o setor de eletrônicos demonstre bom desempenho nas vendas, já que produtos como computadores, smarthphones, tablets e roteadores perderão a isenção do imposto no dia 1º de dezembro. A categoria de vestuário também deverá apresentar boa recuperação, informa Glauco Humai, presidente da Abrasce
Com alta projetada de até 4% no fluxo de pessoas, o Natal deve aumentar, ainda, a frequência nos restaurantes das praças de alimentação dos shoppings e a demanda por entretenimento. A gastronomia e o lazer são propulsores de movimento e de consumo no mall. Cada vez mais, os shoppings serão vistos como espaços de convivência, tendência forte do setor para os próximos anos, afirma Humai.
Em 2014, a indústria de malls fechou em R$ 142,2 bilhões no consolidado das vendas dos 520 shoppings em operação. Até o final deste ano, 18 novos empreendimentos terão sido inaugurados em todo o País, totalizando 538 centros de compras no Brasil.
Postos de trabalho Para o período, a Abrasce estima aumento na oferta de empregos, que representaria cerca de 200 mil novas vagas. Esses novos postos de trabalho são temporários e visam atender à demanda do Natal e dos horários estendidos praticados pela maioria dos empreendimentos. As oportunidades incluem atividades de estoquistas, vendedores, segurança e limpeza.
Os interessados pelas novas vagas podem encontrar mais informações diretamente nos sites dos shoppings ou das lojas.
PerfilA Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), é a entidade que representa o setor no Brasil. Fundada em 1976, foi criada com o objetivo de fortalecer e colaborar com o desenvolvimento da indústria no País. Entre os associados da ABRASCE estão os principais empreendedores, administradores, prestadores de serviços e lojistas da indústria. Com 38 anos de existência no mercado, a entidade atua para ser a referência para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria de Shopping Centers no Brasil. Seus principais objetivos são: defender os interesses do setor, assegurando a sustentabilidade do negócio; identificar e certificar o shopping center de acordo com os padrões internacionais; difundir informações, conhecimentos, melhores práticas e premiar a excelência na gestão, consolidando o setor como um agente de desenvolvimento econômico-social; certificar profissionais para assegurar mão de obra qualificada para o setor; promover a integração dos associados tornando a experiência associativa enriquecedora e gerar uma rede de relacionamentos para o desenvolvimento de novos negócios.
Fator Brasil – SP