00:00 · 28.11.2015
O grande volume de compras na esperada edição da Black Friday proporcionou um alívio para os shoppings centers, cujas vendas foram afetas pela queda de confiança do consumidor durante o ano de 2015. Os consumidores se anteciparam para as compras de Natal e aproveitaram as ofertas, principalmente, de produtos eletrônicos e eletrodomésticos.
Segundo o shopping Iguatemi, até o fim da tarde de ontem, as vendas superavam em 25% o volume comercializado na Black
Friday de 2014.
O empreendimento projetava que, até o fim do dia de ontem, 90 mil pessoas passassem pelo shopping, 20 mil a mais que em uma sexta-feira regular. Com estacionamento liberado, os consumidores optaram por produtos das grandes redes de
eletroeletrônicos e de telefonia.
No shopping Benfica, o aumento do fluxo percebido pela administração foi de 40%, até a tarde de ontem. Além de aproveitarem as ofertas nos setores de eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e artigos de perfumarias, que registraram maior volume de clientes e de vendas, os consumidores também aproveitaram valores reduzidos para a entrado no cinema e taxa única para o estacionamento.
Mais no fim de semana
O shopping Parangaba, por sua vez, que trabalha com uma semana de ofertas (a Black Week) que se encerra amanhã (29), registrou um aumento de 80% no fluxo de clientes em relação a dias anteriores. Lojistas esperavam um incremento de 15% das vendas. Nos empreendimentos do grupo Ancar (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping), o fluxo foi 25%, enquanto as vendas alcançaram a marca de 20%, “casada com ações geradoras de fluxo”.
No RioMar, segundo informou o shopping por e-mail, não foi diferente. A movimentação de clientes chegou a ser o dobro de uma sexta-feira normal, e as promoções devem continuar até domingo (29). Com isso, a expectativa é de dobrar também o fluxo no fim de semana.
Diário do Nordeste on-line – CE