Setor registrou 12.060 tentativas de fraudes contra consumidor em setembro
Em setembro, o varejo registrou 12.060 tentativas de roubo de identidadade dos consumidores, segundo indicador da Serasa Experian, divulgado hoje (25). O número representa 7,5% do total das tentativas do mês.
Na comparação com setembro do ano passado, houve uma ligeira queda, pois naquele mês o setor concentrava 7,6% das investidas contra os consumidores.
Tentativa de roubo de identidade é quando dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
Ao todo, em setembro, ocorreram 167.395 tentativas de fraude, uma queda de 8,9% em relação a setembro do ano passado. No acumulado do ano foram registradas 1.481.187 tentativas de fraude, queda de 1,7% na comparação com o mesmo período de 2014. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,2 segundos no País.
Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar do recuo, a quantidade de tentativas de fraude se mantém num patamar alto, uma vez que a queda está relacionada com a retração da economia, que vem desestimulando as pessoas a realizarem mais e novos negócios, diminuindo a quantidade de eventos e de alvos potenciais à atuação dos fraudadores
Ainda entre os setores, telefonia respondeu por 41,8% do total de tentativas de fraude realizadas. Já o setor de serviços que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) representou 29,2% do total. O setor bancário foi o terceiro do ranking ao representar 20,3% do total.
Revista No Varejo on-line – SP