A queda foi maior que a registrada no Dias das Mães (-9,4%) e dos Namorados (-8,3%), segundo SBVC
O fluxo médio de pessoas em lojas no Dia dos Pais registrou queda 11,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.
A informação é do Índice de Consumidores no Varejo Sazonal (IVC SAZ) divulgado hoje (10) pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
Segundo o levantamento, no sábado que antecedeu a data houve crescimento de 50% em relação à média dos dois sábados anteriores. As compras de última hora apresentaram crescimento de 37% na semana do Dia dos Pais, na comparação com as duas semanas anteriores.
No entanto, o estudo mostrou que o fluxo médio por dia neste ano, registrou queda desde o fim de junho, em relação ao mesmo período de 2014.
De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números foram como esperado. Houve maior movimento de compra nos dias mais próximo à data, mas nada significativo’, destaca.
O índice registrou queda maior que a do Dia das Mães (-9,4%) e Dia dos Namorados (-8,3%). Nas três ocasiões, o maior movimento de pessoas em lojas foi registrado na semana que antecedeu a data comemorativa. Para Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso que o varejista fique atento a essas variações para traçar suas estratégias. O consumidor está sempre à procura de melhores preços, isso explica a ida às lojas em cima da hora, comenta.
Revista No Varejo on-line – SP