15/07/2015 16:09
Por Valor
SÃO PAULO Na contramão do restante do varejo, o ecommerce
teve bom desempenho de vendas em junho, de acordo com
SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard. As
vendas online cresceram 4,1% em junho na comparação com o
mesmo mês de 2014, enquanto as vendas totais do varejo restrito
(sem automóveis e material de construção) recuaram 4% no mês de
junho comparado ao mesmo período do ano anterior.
Junho teve um dia útil a mais comparado ao mesmo período do ano
passado, devido à Copa do Mundo. Mesmo assim, os resultados foram bem aquém das expectativas. Além disso,
o Dia dos Namorados não apresentou um impacto expressivo nas vendas totais, afirma Kamalesh Rao, diretor de
pesquisa econômica da MasterCard Advisors, referindose às vendas do varejo como um todo.
O relatório ainda mostra que três dos sete setores apresentaram desempenho acima do indicador de vendas totais:
artigos farmacêuticos, artigos de uso pessoal e domésticos e materiais de construção. Por outro lado, vestuário,
combustíveis, supermercados e móveis e eletrônicos apresentaram desempenho abaixo das vendas totais.
Já as vendas online no segundo trimestre cresceram 9,8%, acima dos 9,4% do primeiro trimestre. Os setores de
móveis e de artigos farmacêuticos ficaram acima do crescimento do canal; e o setor de eletrônicos, vestuário e
hobby e livraria tiveram crescimento inferior ao registrado pelo comércio eletrônico. A fraca confiança do
consumidor, combinada com inflação alta, aliada ao aumento da taxa de desemprego e à alta da taxa de juros
apontam para um ambiente difícil para as vendas no Brasil, disse Rao. O cenário continuará a influenciar o
ambiente varejista nos próximos meses.
(Valor)
Valor Econômico on-line – SP