Supermercadista premium oferece 20% de desconto nos 10 itens favoritos dos clientes
A rede supermercadista britânica Waitrose iniciou uma nova rodada na guerra de preços no varejo local, ao dar aos portadores do cartão fidelidade um desconto de 20% dos 10 itens preferidos dos clientes. O sistema, batizado como escolha suas próprias ofertas, permite que os consumidores escolham os itens a partir de um menu de 950 opções.
O custo dessa iniciativa é estimado em £260 milhões por ano, sendo que parte desse valor será coletado pela Waitrose junto aos seus fornecedores. O objetivo é fazer com que aos clientes obtenham desconto nos itens que realmente querem comprar, afirma Mark Price, CEO da varejista. Segundo o executivo, a Waitrose não reduzirá o número de itens em promoção em suas lojas.
A reação inicial dos consumidores foi a melhor possível: após o envio do primeiro email marketing promocional, há duas semanas, a seção MyWaitrose do site da marca ficou fora do ar por cerca de meia hora por causa do volume de acessos.
Como praticamente toda a concorrência, a Waitrose viu seus lucros caírem no ano passado, devido à necessidade de cortar preços e melhorar o atendimento para lidar com os hard discounters, como Aldi e Lidl, que estão ganhando espaço no varejo britânico. Nos testes piloto, realizados por seis semanas em 20 lojas na região de Yorkshire, rolos de papel higiênico foram o item mais escolhido pelos clientes, e alimentos como ovos, tomates e bacon também tiveram grande demanda.
Revista No Varejo on-line – SP