18/06/2015 às 05h00
Por Chiara Quintão | De São Paulo
O grupo espanhol Cosentino projeta crescimento de 25% no faturamento deste ano, no Brasil, em relação aos R$ 149,3 milhões de 2014. O grupo vende, internamente, superfícies de quartzo trazidas das fábricas de Almeria, no sul da Espanha, para marmoristas e fabricantes de móveis de cozinha, e exporta, a partir do país, mármore e, principalmente, granito impermeabilizado. Desde que chegou ao Brasil, há 15 anos, o grupo investiu mais de US$ 70 milhões no país, incluindo o total de U$ 10 milhões previsto para 2015. No ano passado, 43% do faturamento do grupo no país foi obtido com vendas internas, e os demais 57% resultaram da exportação de granito e mármore, principalmente, para os Estados Unidos e a Europa. Segundo o presidente do grupo, Paco Cosentino, é possível manter o crescimento no Brasil em 2014, houve expansão de 22% no faturamento , apesar da piora da economia, porque as exportações, beneficiadas pelo câmbio, participam com a maior fatia da receita e se expandem mais do que as vendas internas, e porque existe demanda doméstica para produtos “inovadores e com design”. “Estamos acostumados a viver em um país em crise”, afirma o presidente do grupo. Segundo ele, o grupo mira o longo prazo em seus investimentos. “Em toda a América Latina há ciclos. Precisamos lidar com esses ciclos”, afirma o empresário. A possível queda de demanda por materiais de acabamento por parte das construtoras, a partir do próximo ano, devido à redução de lançamentos de imóveis desde 2012 não é fonte de preocupação, de acordo com o diretor comercial do grupo e filho de Paco, Eduardo Cosentino. Isso porque, segundo o diretor comercial, placas de quartzo são demandadas mais para reformas do que para obras novas. Os produtos de quartzo são direcionados para todos os perfis, com maior concentração em itens para as classes média e alta. Os preços são fixos em euros, o que significa que ficam mais elevados em reais quando a moeda brasileira se desvaloriza. Ainda assim, há expectativa de incremento de 15% das vendas internas neste ano. Há um ano e meio, o grupo começou a fornecer, no Brasil, placa de quartzo que pode ser utilizada também em fachadas de prédios e não só internamente, o que eleva o potencial de vendas para edifícios corporativos, shopping centers e hospitais. O grupo tem acordos mundiais para fornecimento de placas para redes hoteleiras espanholas e americanas, o que pode resultar em demanda para unidades em construção para a Olimpíada de 2016. Atualmente, há sete Cosentino Centers no país, que funcionam como depósitos, centros de logística e serviços. De acordo com Paco, o grupo tem aumentado os esforços para promover os produtos por meio de visitas a arquitetos. A unidade de tratamento de granito em Serra (ES) é a única do grupo fora da Espanha. O grupo investiu R$ 15 milhões na aquisição e modernização de fábrica ao lado da unidade capixaba, que será incorporada à primeira e possibilitará quase dobrar a produção de granito. Inicialmente, a capacidade aumentará até 30% com a unidade adquirida. À medida que o novo maquinário chegar da Itália, crescerá uso da capacidade.
Valor Econômico – SP