30/04/2015 às 05h00
Por Sérgio Ruck Bueno | De Porto Alegre
Depois do forte desempenho do primeiro trimestre, com altas de 25% na receita líquida total ante igual período de 2014, para R$ 1,174 bilhão, e de 43,8% no lucro líquido, para R$ 73,2 milhões, a Lojas Renner encerra o mês de abril mantendo o bom comportamento de vendas. “As vendas estão bem, de acordo com o orçamento”, disse ontem o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Laurence Beltrão Gomes. Conforme o executivo, o resultado de janeiro a março deveuse ao ganho de participação de mercado, à “assertividade” e à qualidade da coleção outonoinverno oferecida pela varejista de vestuário. No início deste ano, as vendas em “mesmas lojas” critério que compara unidades abertas há pelo menos 12 meses cresceram 16,5%, ante 5,4% em igual período de 2014 e 17,4% nos três últimos meses do ano passado, explicou. Durante o segundo trimestre a companhia vai acelerar o programa anual de inaugurações de novos pontos de venda, que até março sofreu com algumas “postergações” no cronograma de aberturas e reformas, disse Gomes. De abril a junho serão inauguradas onze unidades da Renner, incluindo as quatro abertas ontem em Santa Bárbara D’Oeste e Tatuapé, em São Paulo, e no Rio (duas). A rede Youcom (moda jovem) abrirá três e a Camicado (utilidades domésticas), duas. No primeiro trimestre a varejista inaugurou apenas uma loja Renner e encerrou as operações de uma Camicado, em Aricanduva (SP), que não apresentava desempenho satisfatório. Os investimentos totais no período recuaram 7,8% em relação ao mesmo intervalo de 2014, para R$ 71,4 milhões, mas a programação de R$ 550 milhões para 2015, ou 10% a mais do que no ano passado, está mantida, assegurou Gomes. “Não há mudanças no plano de investimentos”, disse o executivo. Segundo ele, a varejista já tem 80 pontos negociados para instalar novas unidades da Renner até 2017. A bandeira chegou ao fim de 2014 com 248 lojas e abrirá outras 25 neste ano como parte da meta de chegar a 408 em 2021. A Camicado e a Youcom abrirão dez novos pontos cada uma em 2015. No segundo semestre a rede vai abrir um novo centro de distribuição em São José (SC) e o centro de serviços compartilhados para abrigar todas as operações administrativas e de apoio em Porto Alegre. Segundo Gomes, além do crescimento de 7,5% no tíquete médio de vendas no primeiro trimestre, para R$ 119,44, o grupo observou um aumento do fluxo de clientes nas lojas e do número de itens adquiridos por eles. Conforme o executivo, a Renner está atraindo novas consumidoras, que buscam complementos para composições com roupas de marcas mais caras. “Há uma tendência de composição do vestuário da mulher com peças de ‘grife’ e mais básicas”, disse. A receita líquida total da Renner no trimestre dividiuse em R$ 1,01 bilhão em vendas de mercadorias, com expansão de 24,1% sobre o mesmo período de 2014, e R$ 163,1 milhões com produtos financeiros, que apresentaram elevação de 31,1%. A margem bruta avançou 2,6 pontos percentuais, para 54%, acompanhada pela diluição das despesas operacionais e com vendas. Com isto, o lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) ajustado das operações de varejo subiu 77,5%, para R$ 130,7 milhões. Os produtos financeiros, incluindo o cartão Renner e o cobranded “Meu Cartão”, geraram um resultado positivo de R$ 68,1 milhões.
Valor Econômico – SP