14/04/2015 às 05h00
Por Gustavo Brigatto | De São Paulo
O Mercado Livre fechou a compra de 100% da brasileira KPL Soluções, criadora de sistemas de gestão para empresas de comércio eletrônico. O preço inicial do negócio foi de R$ 50 milhões, mas o valor final será maior. Os sócios da KPL receberão um bônus caso metas de performance sejam atingidas. O prazo para cumprimento dos objetivos e o valor futuro a ser pago não foram divulgados. Com o negócio, a companhia adiciona à sua linha de produtos uma oferta que ainda não tinha e reforça a estratégia de oferecer produtos e serviços não só a vendedores e compradores de seu site, mas também a outras empresas e usuários. “Nossa missão é ser uma empresa de tecnologia para comércio eletrônico. Queremos fazer parte da cadeia do setor” , disse Hellison Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil. Até a aquisição da KPL, a companhia tinha cinco áreas de negócios: site de compra e vende de produtos, sistema de pagamentos, sistema de envio de produtos, serviço de publicidade e sistema de criação de lojas de comércio eletrônico. No quarto trimestre de 2014, a companhia apresentou crescimento de 20% na receita líquida, para US$ 161,4 milhões. O lucro líquido caiu 16%, para US$ 34,1 milhões por conta do aumento dos gastos com publicidade. As aquisições têm feito parte da estratégia de crescimento com a compra de sites de venda carros e imóveis e aportes em empresas iniciantes por meio de um fundo de investimento específico. De acordo com Lemos, a KPL será mantida como uma operação independente sob o comando de seus sóciosfundadores, Fabiano Silva e Anderson Duarte. Com 80 funcionários a companhia atende mais de 300 empresas de comércio eletrônico, como Netshoes, Meu amigo pet e Giuliana Flores. Na avaliação de Silva, há bastante espaço para crescimento uma vez que a maior parte das empresas que trabalham com comércio eletrônico no Brasil não usam sistemas de gestão para comandar vendas e estoque. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) estima em 13,5 mil o número de lojas virtuais em atividade no Brasil. Um dos objetivos da Mercado Livre, com a aquisição, é acelerar o desenvolvimento de módulos que permitam ampliar os controles das lojas com a gestão de depósitos, da distribuição de produtos e do atendimento ao cliente, por exemplo. A ideia é exportar o sistema de gestão a mais 12 países onde a Mercado Livre opera.
Valor Econômico – SP