Por Redação | Conhecida por oferecer produtos e serviços para o consumidor final, a Leroy Merlin quer expandir sua atuação no mercado de manutenção, obras e reformas para empresas, construtoras e condomínios. Criada em 2020, a marca Leroy Merlin Empresas já representa cerca de 10% do faturamento da companhia, que projeta chegar a 15% até 2027.
“Nosso diferencial competitivo no mercado Empresas está relacionado à combinação de uma marca plenamente reconhecida, preço competitivo, disponibilidade de produtos e uma plataforma digital exclusiva para gestão de compras”, afirma Julien Gazier, CFO da Leroy Merlin Brasil e head da Leroy Merlin Empresas.
Gazier destaca que o crescimento no segmento B2B se sustenta em três pilares principais: alta disponibilidade de estoque, presença nacional e preços competitivos. Ao integrar serviços como entregas e acompanhamento de projetos, a empresa busca se destacar em um mercado fragmentado, em que construtoras e prestadores de serviço costumam recorrer a diferentes canais para suprir suas necessidades.
“Temos um longo caminho para conquistar o reconhecimento completo das necessidades corporativas, mas estamos investindo pesado em comunicação e na personalização de nossa oferta”, explica. Ele também ressalta a importância da escuta ativa aos clientes, o que permite ajustar a oferta de produtos e serviços de acordo com as demandas específicas de cada setor.
Outra aposta para atrair esse público é a plataforma Leroy Merlin Empresas, que permite uma gestão eficiente das aquisições e equipes dos clientes empresariais. “Nossa ferramenta digital é um pilar fundamental para o crescimento e para garantir que continuemos sendo um parceiro de confiança no mercado”, afirma.
Omnichannel
Com uma estratégia omnicanal, a rede varejista possui 51 lojas físicas, sendo 45 de grandes dimensões de vendas e 5 no conceito de proximidade (Express). Além disso, a Leroy Merlin está disponível nas plataformas digitais como e-commerce, televendas, WhatsApp, aplicativo e o canal especializado em atendimento para empresas (B2B).
A empresa oferta itens que são divididos em 15 seções: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados & vinílicos, iluminação e cozinhas. Além disso, possui marcas exclusivas.
Fonte: Mercado e Consumo