Por Redação | Atualmente, com cerca de 750 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede Mercadão dos Óculos anunciou seu processo de internacionalização e, até o final de 2025, pretende abrir entre cinco e dez unidades de franquia em Portugal.
Antes de iniciar o processo de expansão para o mercado internacional, o Mercadão dos Óculos estabeleceu três lojas próprias em Portugal, sendo duas localizadas na cidade do Porto e uma em Lisboa, capital do país. Todas foram inauguradas em 2022. Cada loja da marca mantém um faturamento entre € 35 mil e € 50 mil por mês.
“A internacionalização do Mercadão dos Óculos representa um marco na trajetória da franquia, que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso a produtos ópticos de qualidade no Brasil. Porém, ela também representa um reflexo natural do sucesso que conquistamos, como uma rede sólida e em constante crescimento. Por isso, estamos preparados para levar o Mercadão dos Óculos a novos horizontes”, comenta Gustavo Freitas, CEO da franquia.
De acordo com Freitas, os desafios em Portugal têm sido semelhantes aos do varejo no Brasil como um todo, como a busca por mão de obra especializada e a garantia de um excelente ponto. Para isso, o Mercadão dos Óculos investiu em assessorias jurídicas e contábeis locais, buscando facilitar a adaptação às leis e regras do país, como abertura e regularização de empresas, leis trabalhistas, importação e exportação de produtos.
“Além disso, o mercado europeu possui um grande facilitador para nosso segmento: o exame de vista e a receita podem ser obtidos dentro da própria loja. Isso agiliza o atendimento e melhora a experiência do cliente”, destaca.
O CEO do Mercadão dos Óculos ressalta que a estruturação do negócio se encontra em fase final. “Estamos enviando executivos experientes no nosso modelo para assumirem cargos-chave este ano, e organizando processos com a associação de franchising local. Devemos abrir para expansão a partir de 2025.
Fonte: Mercado e Consumo