Por Bússola | Segundo o Great Place to Work (GPTW), a Riachuelo figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no varejo brasileiro. Dados da varejista confirmam: 16% dos quase 30 mil colaboradores têm mais de 9 anos de casa.
Completando 77 anos de existência neste dia 3 de outubro, a gigante brasileira do varejo atribui a solidez organizacional à cultura estabelecida pelo seu fundador.
Nevaldo Rocha, que iniciou sua trajetória com uma pequena loja em Natal, no Rio Grande do Norte, fundou o Grupo Guararapes em 1950, abriu capital em 1970 e em 1979 veio a Riachuelo.
Hoje, com a liderança do CEO André Farber, a companhia continua uma das maiores do varejo de moda brasileiro, com resultados do segundo trimestre de 2024 indicando lucro líquido de R$ 57 milhões.
Os grandes números na operação da Riachuelo
Atualmente, são:
- Mais de 426 lojas ativas por todo o Brasil – número que dobrou nos últimos 10 anos
- Cerca de 30 mil colaboradores, cerca de 30% deles em Natal, berço da companhia
A empresa ainda destaca a equidade de gênero em sua operação:
- 65% de seus colaboradores são mulheres
- 45% das posições de liderança são ocupadas, também, por mulheres.
Foco no desenvolvimento social e econômico
A varejista fomenta valores voltados para o impacto social, cumprindo papel importante no desenvolvimento social no Rio Grande do Norte.
O Instituto Riachuelo, criado em 2021, tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico no Nordeste, e já impactou indiretamente a vida de mais de 50 mil pessoas.
Entre os projetos apoiados, destacam-se:
- Pró-Sertão – criado para fomentar a indústria têxtil no interior do estado, com 104 oficinas de costura em 29 cidades, empregando 2.627 costureiras.
- Agro Sertão – que promove o plantio de algodão agroecológico, e as iniciativas voltadas ao artesanato potiguar, que garantem a preservação da tradição local.
Governança e futuro da companhia
A partir de 2023, a Riachuelo iniciou uma nova fase de governança com a nomeação de André Farber como CEO.
Sob sua liderança, a companhia adotou quatro grandes missões de negócios:
- Obsessão por produtos
- Democratização do acesso à moda
- Valorização de ativos e eficiência operacional.
Com essa nova gestão, a Riachuelo reverteu prejuízos anteriores e reafirmou compromisso com a solidez financeira e o crescimento sustentável.
Marcella Kanner, Diretora de Relações Institucionais da Companhia e neta de Nevaldo Rocha, afirma que o legado de seu avô segue vivo e presente no cotidiano de todos: “Meu avô era um menino sonhador que impactou milhares de vidas e a região do Nordeste com oportunidades – esta, uma das palavras que ele mais gostava. É com a lembrança de sua paixão e dedicação que seguimos rumo ao futuro. Agradeço a todos os colaboradores, desde os mais antigos – que sempre carregaram aquele brilho nos olhos – até os novos que, mesmo sem ter convivido com ele, abraçaram e celebram sua missão. Tudo isso porque temos um time muito especial, que se apaixona diariamente pela história da Riachuelo.”
Fonte: Exame