Por Larissa Féria | A rede de revestimentos Portobello Shop adotou um sistema de previsão de vendas e gestão de demanda baseado em Inteligência Artificial (IA). Antes, a empresa usava métodos tradicionais, como planilhas de Excel, focado principalmente na visão da indústria sobre os volumes de compra dos distribuidores. Esse modelo dificultava a adaptação às rápidas mudanças do mercado, como campanhas promocionais e variações de preço, e gerava problemas de rupturas de estoque e acúmulo excessivo de produtos.
“A implementação da IA veio justamente para resolver essas questões, permitindo uma visão mais precisa e ágil do comportamento de demanda, conectando de maneira eficaz nossas operações de vendas e supply chain às variáveis do mercado”, explica Ricardo Breda, head de S&OP da Portobello Shop.
Segundo Breda, a solução permitiu uma melhor integração entre as equipes de vendas, marketing e operações, resultando na redução de rupturas e na otimização de estoques, com uma economia de quase R$ 20 milhões. O tempo necessário para gerar previsões de vendas também foi reduzido em mais de 50%, trazendo agilidade ao processo de ajustes de rota, tanto para as áreas de vendas quanto para operações.
“Além disso, conseguimos incluir no processo produtos com histórico recente de vendas, algo que era um desafio significativo. E a melhoria nas previsões também impactou positivamente a satisfação dos nossos clientes, principalmente em relação ao cumprimento das datas de entrega, contribuindo para uma melhor experiência de compra até a entrega final”, diz Breda.
O modelo de lojas sem estoque físico, operando com o conceito de prateleira infinita, também foi beneficiado pela adoção da IA, que garantiu assertividade na previsão de vendas e estoques.
Mercado e Consumo