Por Ana Claudia Nagao | As estratégias em favor da inclusão das mulheres nas farmácias brasileiras compuseram um estudo da SBVC em parceria com a Cielo, com base no desempenho das 300 maiores empresas do varejo nacional. O levantamento avaliou a presença feminina no corpo de funcionários e também em postos de liderança.
“A análise sobre a inserção das mulheres no setor é uma das demonstrações do quanto a sociedade mudou na última década. Há dez anos, esse era um tema latente, mas ignorado pela maioria das empresas em qualquer segmento da economia”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC e responsável pelo estudo.
“Comparando os dados desta edição com o ano passado, observamos uma evolução relevante no varejo brasileiro. E essa diversidade agrega valor aos negócios e amplia a capacidade de entendimento das demandas do consumidor”, acredita.
O setor conta com dez representantes entre as empresas com maior participação de mulheres no total de funcionários. E três redes do Sul do país aparecem em maior destaque. São elas as gaúchas Farmácias São João (73%) e Panvel (70%), além da paranaense Farmácias Nissei.
Percentual de mulheres no corpo de funcionários da farmácia
Inserção de mulheres nas farmácias brasileiras chega à liderança
Na análise relativa à liderança de mulheres nas farmácias brasileiras, a São João também detém o maior percentual, seguida pela Panvel e pela RD Saúde. Mas nenhuma delas chega a ter uma representante feminina no conselho de administração, o que só acontece com as Farmácias Pague Menos.
Percentual de mulheres no corpo de funcionários da farmácia
Inserção de mulheres nas farmácias brasileiras chega à liderança
Na análise relativa à liderança de mulheres nas farmácias brasileiras, a São João também detém o maior percentual, seguida pela Panvel e pela RD Saúde. Mas nenhuma delas chega a ter uma representante feminina no conselho de administração, o que só acontece com as Farmácias Pague Menos.
Percentual de mulheres em cargos de liderança
Fonte: Panorama Farmacêutico