Por Redação | Com o objetivo de auxiliar os vendedores e personalizar a experiência dos clientes, a Melissa implementou uma assistente virtual baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa em duas lojas próprias no Rio de Janeiro, consideradas os mais importantes pontos de venda da marca. Em fase de testes, o plano é expandir o sistema para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil, após validação.
Batizada de Charla, a ferramenta é alimentada com informações das quatro últimas coleções da Melissa e pelos dados de vendas de dois dos principais clubes da marca de sandálias femininas. A ferramenta foi desenvolvida pela MadeinWeb, em parceria com a AWS, e visa a eficiência operacional da equipe de vendas, oferecendo recomendações precisas e oportunas aos consumidores, além de otimizar a gestão do estoque.
“Essa iniciativa não só demonstra o compromisso da Grendene em liderar a inovação no setor de calçados, mas também destaca a importância de trazer soluções tecnológicas avançadas para todos os aspectos do varejo, desde as relações B2C até às B2B”, destaca Daniel Gandolfi, diretor de Negócios Digitais da Grendene, grupo do qual a Melissa faz parte.
Aplicação no dia a dia
Utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede, o vendedor poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.
A Charla também trará recomendações altamente personalizadas, com base na análise do histórico de compras e nas preferências individuais de cada cliente, aprimorando a experiência de cada um. “Isso não só encoraja a fidelidade do cliente, mas também fomenta o retorno frequente, resultando em um aumento constante nas vendas ao longo do tempo”, conta Walter Duarte, head de Retail Tech da Melissa.
Duarte também destaca a possibilidade de identificação de tendências e estratégias de estoque por meio da análise dos padrões de compra e do comportamento dos clientes. “Será possível identificar quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos, possibilitando à loja direcionar seus recursos para estoque e estratégias de marketing de produtos que estão em alta demanda e seguindo as tendências atuais do mercado”, explica.
“O mercado clama por uma comunicação mais avançada, e foi isso que nos motivou a criar a Charla”, destaca Leonardo Waissmann, head Comercial da MadeinWeb. “Ao desenharmos a solução, enfatizamos como ela deveria funcionar, mantendo a simplicidade e eficiência, tornando a assistente virtual uma extensão autêntica da marca Melissa, garantindo uma integração perfeita no ambiente de vendas físicas, proporcionando aos clientes recomendações de produtos personalizadas com base em suas preferências de compra”, conclui.
Fonte: Mercado e Consumo