Por Redação | O projeto de expansão do Assaí Atacadista continuará avançando em 2024, mesmo com um patamar menor de investimento, entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. A rede prevê a abertura de cerca de 15 lojas. Além disso, para esse ano, o Assaí irá efetuar o pagamento da última parcela da aquisição dos hipermercados – cerca de R$ 900 milhões em janeiro de 2024 versus R$ 2,4 bilhões em 2023 – e espera que a tendência de queda da taxa de juros poderá levar a uma geração de caixa livre superior a 2023. No quarto trimestre, os investimentos em expansão atingiram R$ 750 milhões, decorrentes principalmente da abertura de 12 lojas no período. No ano, os investimentos acumularam R$ 2,5 bilhões e fazem referência ao processo de expansão recente, com a abertura de 27 lojas e mais da metade das unidades com inauguração prevista para 2024 em fase de obras.
Crescimento em 2023
O faturamento do atacarejo atingiu R$ 72,8 bilhões em 2023, o que representou um incremento de R$ 13 bilhões e alta de 22%, em relação ao ano anterior. Somente no quatro trimestre de 2023, foram mais de R$ 20 bilhões em receita, aumento de 15,6%. Segundo Assaí, o crescimento das vendas se dá principalmente pelo aumento das expansões, que tiveram uma alta de 13%, com 27 inaugurações nos últimos 12 meses e também por conta da estratégia comercial e da contínua melhora na experiência de compras, que proporcionou crescimento de tickets nas visões total e ‘mesmas lojas’, levando ao patamar de 79 milhões de operações no 4T23, alta de 17% versus ao quatro trimestre de 2022.
Vendas em 2023
A performance de vendas foi impulsionada pelo crescimento ‘mesmas lojas’, que teve alta de 2,9%, incluindo a contribuição das 35 conversões inauguradas entre julho e novembro de 2022. No ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 66,5 bilhões, crescimento de 22% e R$ 12 bilhões superior a 2022. O resultado, de acordo com o Assaí, reflete a rápida maturação das conversões. O desempenho das vendas resultou em ganhos de market share no trimestre, tanto na visão total com aumento de 1,4 p.p., quanto na análise ‘mesmas lojas’, com alta de 0,7 p.p. no quarto trimestre. No ano, o market share registrou avanço de 2,0 p.p.
Fonte: GiroNews